2024

Noite de formatura de novos agentes da GCM de Sarandi e reafirma prioridade à segurança

A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança (Semutrans), realizou na noite desta sexta, 12, a formatura de 13 novos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), sendo 8 do município e 5 de Marialva. Também foram formados dois agentes de trânsito para atuação em Sarandi. A formatura acontece 6 meses após início do curso.  O conteúdo programático, com 57 disciplinas, foi amparado na Matriz Curricular Nacional, do Ministério da Justiça.

“Noite importante na história de Sarandi e mais ainda na trajetória da Guarda Civil Municipal, que hoje celebra mais uma etapa na série de avanços que destaca a instituição como referência em capacidade operacional. Orgulhoso dos formandos e de suas famílias, pois cumpriram juntos um processo exigente em dedicação, esforço e, principalmente, superação”, disse o prefeito de Sarandi, Walter Volpato, que participou da solenidade acompanhado da primeira-dama, Lúcia Volpato.

Volpato citou investimentos na GCM, como modernização dos uniformes e armamentos, ampliação da frota de veículos, que será reforçada com 7 novos veículos, a construção da nova sede, com centro de ensino, e os preparativos para implantação da Patrulha Tático Motorizado (PATAMO), unidade especializada inspirada na Rotam da Polícia Militar, qualificada para ações repressivas. A GCM já conta com um agente formado em curso especial e outros 2 em fase de treinamento para operarem na unidade.

O prefeito lembrou que é a terceira turma da guarda formada em sua gestão, iniciada em 2016 e que o investimento de R$ 14 milhões para construção da sede própria da Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança (Semutrans), que abrigará a GCM, já está previsto no orçamento. Volpato também fez umbreve relato dos investimentos em saneamento, avanço da rede de esgoto de 7% no início da gestão para mais de 80% no momento, pavimentação e infraestrutura.

O coronel Márcio Antonio dos Santos, secretário da Semutrans, reafirmou os investimentos da gestão na GCM e destacou que o prefeito Walter Volpato e o vice, Waldemir Garbúggio, são entusiastas da segurança pública, razão dos avanços na área. A superintendente da GCM, Alessandra Godart Rosa, elogiou o trabalho dos instrutores de curso de formação de agentes e destacou o trabalho da GCM Kayse Peixoto na organização do evento e

Também participaram da solenidade a Procuradora-Geral de Marialva, Simone Martini, representando o prefeito de Marialva, Victor Martini, o vice-prefeito, Wlademir Garbúggio, o vereador Belmiro Barbeiro, representando o presidente da Câmara, Eunildo Zanchim, e os vereadores Balako e Ireni Moura, além de representantes das polícias Civil e Militar, incluindo o futuro comandante do 32 º Batalhão de da PM de Sarandi, ou Batalhão Metropolitano, major França.

Prefeitura do Município de Sarandi-Pr.
Rua: José Emiliano de Gusmão, 565 - Centro
CEP. 87111-230 Fone/Fax: (44) 3264 - 8600