1ª Conferência Municipal de Educação acontece em Sarandi

No último final de semana, nos dias 21 e 22 de setembro, aconteceu a 1ª Conferência Municipal de Educação realizada no município de Sarandi. Os encontros aconteceram na Casa da Cultura Irmã Antona e na Escola Municipal São Francisco de Assis.

Realizando a sua primeira edição, a conferência teve por objetivo acompanhar o processo de avaliação e monitoramento das metas e estratégicas propostas pelo Plano Municipal de Educação (PME), promovendo o diálogo acerca do documento e debater aspectos referentes à educação municipal.

A proposta segundo o Secretário de Educação, Antônio Del Nero, traz consigo a ideia de acompanhamento e monitoramento dos métodos de ensino “Hoje serão discutidas as metas que foram cumpridas e as em atraso, para que possamos estabelecer um posicionamento do por que essas não foram cumpridas, estamos divididos em doze etapas e vamos discutir todos os assuntos pertinentes dessas etapas e com isso a realização da plenária, com a participação de todos, a fim de esclarecer qualquer dúvida ” ressalta o secretário.

O evento tem como objetivo envolver toda a sociedade educacional para um importante debate garantindo a todos alunos uma educação democrática, com qualidade e inclusão discutindo temas voltadas à educação, elaborando os melhores segmentos com Plano Municipal de Educação, acompanhando e avaliando a implementação de suas atividades.

Na conferência foram abordados diversos temas, como: a educação no ensino infantil, fundamental, médio e superior, a educação para jovens adultos, educação especial na perspectiva da educação inclusiva, a formação dos trabalhadores em educação, valorização do magistério, gestão democrática e o financiamento da educação.

A técnica do Plano Municipal de Educação (PME), Silvana Barela, diz que o plano prevê uma avaliação a cada dois anos e esta deve ser aprovada em plenária para compreensão da comunidade, “Como a nossa lei foi vista em 2015 ela deveria ter sido avaliada no ano passado, porém como começamos a escrevê-la em 2017 e ficou inviável fazer essa conferência no ano passado e devido a isso pedimos a prorrogação ao núcleo” e acrescenta “Hoje estamos conferindo o que está acontecendo no nosso município, ou seja, as metas e estratégias e diante o que a comunidade tomar ciência, faremos uma carta de moção, tanto ao Prefeito Walter Volpato quanto à Câmara de Vereadores, para que possamos avançar cada vez mais na educação” explica Silvana.

O plano, segundo a técnica do PME, não é de governo, mas sim de estado e a cada novo governo é preciso manter o plano atualizado. “Vamos conseguir esse avanço na educação, a partir do momento que os gestores começarem a entender que já existem planos para que ele veja o que pode estabelecer e continuar os planejamentos” conclui.

Esta discussão visa observar as questões municipais, proporcionando uma conversa com a comunidade escolar, visando as condições da cidade e analisar algumas possibilidades para encaminhar as sugestões à administração vigente.

Rafael Marri
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SARANDI

Audiência Pública - PLOA 2025

A audiência Pública  acontecerá no dia 02/08/2024, às 14 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Sarandi, localicada na Avenida Maringá, n.º 660 no Jardim Europa.  [LOCALIZAÇÃO] ... (Saiba mais...)