2023

42º Festival Regional de Folia de Santo Reis foi realizada na Casa da Cultura em Sarandi

No último domingo (29), a Prefeitura Municipal de Sarandi através da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUV), realizou o 42º Festival Regional de Folia de Santo Reis na Casa da Cultura - Praça Ipiranga. O evento reuniu diversas companhias de foliões da região, que encantaram o público com suas apresentação. Sarandi é considerada a Capital Turística e Folclórica da Festa de Santo Reis, título recebido após aprovação da Lei 13.296/01 do ex Deputado Estadual, Ricardo Maia.

A celebração é inspirada na visita dos três reis magos ao menino Jesus em seu nascimento, onde ofereceram homenagens e presentes. Os grupos são formados pelo embaixador, o contramestre, os três reis magos, os palhaços, os alferes e os foliões. Eles usam fantasias coloridas e tocam hinos de louvor.

Na ocasião, estiveram presentes o Prefeito de Sarandi, Walter Volpato, Secretário da SEJUV, Cláudio de Souza, Chefe de Turismo de Sarandi, Angelita de Brito, a Vereadora Ireni Moura, Secretária de Administração, Cinthya Gimenes, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Antoni Estigarribia, Secretário de Saneamento e Meio Ambiente, Flávio Silva, Controladora do Município, Elisangela Freitas, Presidente da AMPEC, Aristides Mossambani e o Chefe de Cultura, Marcos Mochi.

De acordo com o Prefeito de Sarandi, Walter Volpato “É sempre uma honra participar da Folia de Santos Reis, um evento que já é tradição no calendário de nossa cidade. Agradeço a participação das companhias de foliões de diversas cidades do Paraná, que trazem belas apresentações para Sarandi”. Já o Secretário da SEJUV concluiu: “Precisamos manter viva esta bela tradição, fazer com que os jovens e adolescentes aprendam e participem da Folia de Reis”.