Maio

Campanha Maio Amarelo de 2019 tem abertura em Sarandi

foto: Rafael Marri Cecilio - Asssessoria de Comunicação da Prefeitura de Sarandi

Na manhã da última sexta-feira (03) a Prefeitura de Sarandi, juntamente à Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança (SEMUTRANS) deram abertura na Campanha Maio Amarelo deste ano. O tema é: “No Trânsito, o sentido é a vida”. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores, no centro de Sarandi e contou com a presença de autoridades e dos alunos do 4º Ano da Escola Municipal São Francisco de Assis na companhia da Professora Luzia.

Para abertura da Campanha, o Secretário de Trânsito e Segurança David de Souza Cruz, pontuou que a proposta é conscientizar a população a resguardar a vida no trânsito “Mesmo no nosso país, com tantas leis e regras e com um código de trânsito ainda não é suficiente para inibir os abusos no trânsito e com essa Campanha do Maio Amarelo buscamos a conscientização como forma de conduzir o trânsito”

Nesta edição a SEMUTRANS realizará um trabalho com a Patrulha Escolar, conscientizando as crianças dos 4º anos das escolas municipais. Os encontros com os alunos ocorrerão no período das aulas na Secretária de Trânsito e Segurança, onde turmas receberão instruções da Guarda Municipal.

Durante a abertura o Secretário de Trânsito perguntou as crianças quais ainda andam sem o cinto de seguranças e algumas ergueram a mão, representando que ações como essas são essenciais para população.

Também esteve presente o Comandante da Companhia de Polícia Militar de Sarandi, Capitão Alexandro Gomes, que ressaltou os autos números de acidentes no trânsito sarandiense “Vamos educar e orientar, mas não devemos deixar de fiscalizar. Nos últimos dois anos os índices em acidentes de trânsito de Sarandi aumentaram” disse o Capitão.

O Presidente da Câmara de Vereadores de Sarandi, Eunildo Zanchim, diz que a ação com as crianças influenciam os pais a terem boas condutas “Trabalhar essa questão é a forma de prevenção e conscientização. Cabe as crianças nos ajudar com os papais, mamães e com a família em geral que consigam fazer o papel de ‘pequenos agentes’ no trânsito”.

O Prefeito Walter Volpato agradeceu o trabalho que a SEMUTRANS vem realizando junto à Prefeitura de Sarandi “Agradeço aos trabalhos realizados, como este que estamos dando a abertura hoje, com isso podemos diminuir o número de acidentes em nossa cidade e agradeço a parceria das escolas que aceitaram participar deste projeto” diz o Prefeito.

Na ocasião também estiveram presentes a Primeira-dama Lúcia Volpato, o Vereador Gilberto Messias, O Secretário de Saúde Antônio Carlos Bastiani, o Procurador Jurídico do Município Fábio Navarrete, o Secretário de Educação Antônio Del Nero e a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Marcilene Gregório.

Ações preventivas

A frente da coordenação das ações do Maio Amarelo estão os Guardas Municipais Kayse Peixoto e Hugo Germano, que apresentaram vídeos da Campanha Maio Amarelo e abordaram as atividades que serão realizadas durante o mês.

Peixoto abordou a dificuldades nos horários de entrada e saída das escolas “Em frente as escolas enfrentamos o problema com o estacionamento irregulares de pais que buscam seus filhos” e pediu para que os alunos da Rede Municipal de ensino peçam aos pais a obedecerem as regras de trânsito.

Germano aborda o fato que as ações não ficarão apenas nas escolas mas também na realização de palestras com a comunidade e Blitz’s Educativas que serão realizadas durante o mês “Serão quase 30 dias em atividades, desde as crianças do ensino municipal, além de palestras ao público externo. Faremos também uma palestra com os motoristas das frotas escolares que fazem o trabalho do transporte dos alunos”.

Rafael Marri Cecilio – ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SARANDI, com informações da Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança