2023

Com 11 candidatos na disputa, eleições para Conselho Tutelar de Sarandi serão realizadas no dia 1º de outubro

Campanha para eleição do Conselho Tutela de Sarandi segue intensa com 11 candidatos. A eleição será realizada no dia 1º de outubro com votação concentrada no Colégio Estadual Olavo Bilac das 8 às 17 horas. Estão aptos a votar cidadãos acima de 16 anos que já sejam eleitores no município. No ato da votação o eleitor deverá ter em mãos documento com foto, sendo aceitos Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação, e  Título de Eleitor.

A eleição é organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio da Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Assistência Social, e Justiça Eleitoral. Os 11 candidatos inscritos disputam 5 vagas. Os segundos mais votados serão escolhidos como suplentes. Finalizada a votação, eleitos e suplentes passarão por cursos de qualificação para prepararem para o exercício das funções, exigência sem conhecimentos específicos.

Criados em 1990, após a publicação do Estatuto da Criança e do Adolescente, os conselhos tutelares são órgãos autônomos permanentes que integram a administração pública local. Essencialmente, zelam pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Nesse sentido, começam a agir sempre que os direitos de crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados pela própria sociedade, pelo Estado, pelos pais/responsáveis ou em razão de sua própria conduta.