Escola municipal leva a arte de Portinari para infantil 5

Alunos do infantil 5 da rede municipal de ensino de Sarandi estão aprensendo a biografia de um dos maiores pintores brasileiros Cândido Portinari. A Secretaria de educação incentiva o trabalho com arte em sala de aula mas o principal artista e a perfeição do trabalho estimulado pelo professor com a participação e interesse dos alunos. Os primeiros alunos a participarem desta experiência foram os da Escola Mercedes Romero Panzeri. Segundo a Secretaria de Educação, o objetivo é fazer com as crianças descubram o próprio corpo, com linguagens e expressões infantis, desenvolvendo a sua autonomia sua identidade reconhecendo-se como parte integrante no meio em que vive. A professora Gilviane organizou os alunos em círculo para apresentar a obra de arte “Autorretrato” de Cândido Portinari, deixando-os manusearem e observarem a obra. Realizou alguns questionamentos, como: O que vocês estão vendo? Como ele se chama? Ele é criança, jovem, adulto ou idoso? De que cor é sua roupa? Ele está feliz, triste ou bravo? Em seguida, foi falado que esta é uma obra de arte, que foi produzida pelo artista Cândido Portinari, foi dito que se trata de um autorretrato, que neste tipo de pintura as pessoas desenham ou pintam a si mesmas, da maneira como elas se veem. O autorretrato pode ser somente, do rosto, do tronco (como de Cândido Portinari) ou de corpo inteiro. Explorou-se depois a biografia do artista as cores apresentadas na obra e a técnica utilizada na pintura, dando a possibilidade às crianças de experimentarem alguns materiais como: tinta guache, cola colorida, pincel. As crianças criaram sua própria arte com as cores que foram utilizadas na obra, eles usaram sulfite, giz de cera, cola colorida, lápis de cor. As obras serão expostas na Semana Literária na Escola Mercedes Romero Panzeri em Maio. Assessoria de Comunicação de Sarandi .