2022

Guarda Civil Municipal divulga seu relatório de desempenho do 1º Semestre de 2022

A Guarda Civil Municipal de Sarandi divulga o seu relatório do primeiro semestre de 2022, onde foram registradas 1.157 (mil cento e cinquenta e sete) ocorrências, entre elas destacamos:

a) 20 pessoas conduzidas por tráfico de drogas;

b) 43 veículos recuperados;

c) 24 mandados de prisão;

d) 05 armas de fogo apreendidas;

e) 147 pessoas conduzidas para Delegacia de Polícia Civil e;

f) Além das demais ocorrências dos mais variados tipos e grau de complexibilidade.

Importante destacar, que no comparativo do mesmo período, a Guarda Civil Municipal atendeu 2.005 ocorrências em 2021, e em comparação ao mesmo período, houve uma redução de 42.29% nos atendimentos, resultado de um aumento do efetivo do trabalho preventivo em nossa cidade, evitando assim os crimes de furto, roubos, tráfico de drogas, violência doméstica, crimes de trânsitos entre outros.

Frisa-se, que a diminuição dos números de atendimentos de ocorrência, segundo o Superintendente da Guarda Civil Municipal de Sarandi, Fernando Ribeiro de Souza, “é resultado de uma capacidade crescente de poder de resposta da Guarda Civil Municipal no seu patrulhamento de forma preventiva, já que em seus 181 dias de serviço em 2022, patrulhou um total de 86.212 quilômetros na cidade, sendo realizados pontos de paradas (PB), blitz e operações, desta forma, dando total suporte nos locais com mais incidência de crimes, tendo como reflexo positivo, a diminuição dos índices de criminalidade da cidade.”

Ainda, destacou o Superintendente da Guarda Civil Municipal, “reforça novamente, que o aumento do patrulhamento nos próprios públicos do município, o qual em seus 181 dias de trabalho, resultou em 14.538 unidades públicas de Sarandi visitadas, mantendo a segurança 24 horas nas Escolas, Ruas, Avenidas, Praças, CEMEIs, UBS, UPA, Prefeitura, Parques e demais repartições públicas deste Município, está forma preventiva de atuação vem trazendo resultados positivos para o município, que a cada ano se transforma em uma cidade mais segura, esse é o compromisso com a segurança pública.”

Enalteceu também, que a Patrulha Maria da Penha vem se destacando em sua atividade de proteção às mulheres, que sofrem violência no ambiente privado ou intrafamiliar, englobando os casos de violência doméstica (física, psicológica, moral, patrimonial ou sexual). A Patrulha Maria da Penha de Sarandi, possui atualmente 152 medidas protetivas vigentes, que no comparativo do mesmo período do primeiro semestre de 2021, possuía um quantitativo de 153 medidas protetivas vigentes, que em comparação ao mesmo período, resultou em uma diminuição de 0,65% de medidas protetivas vigentes.

Ressalta-se, que todas as medidas protetivas são acompanhadas pela equipe da Patrulha Maria da Penha, que em seus 181 dias de trabalho em 2022, culminou em 516 visitas, sendo que este trabalho, demonstra o compromisso com as mulheres de nosso Município, proporcionando mais segurança e qualidade de vida aos munícipes.

Por fim, o Secretário Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança Pública, David de Souza Cruz, elogiou o belíssimo trabalho da Guarda Civil Municipal vem realizando no município, e parabenizou os resultados positivo do primeiro semestre de 2022, e atribuiu os excelentes resultados aos investimentos atuais da estrutura física da Guarda Civil Municipal e também nos investimentos em tecnologia, capacitação humana, logística e do plano de carreira.

Destacou também, que esses resultados positivos são fruto das ações conjuntas com as demais forças de segurança do município e região, que em suas ações integradamente com a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal, remetem aos resultados positivos da segurança pública, beneficiando a população de forma geral.

Assim, segue abaixo as tabelas explicativas e relatório pormenorizados referente ao primeiro semestre de 2022, dos serviços prestados pela Guarda Civil Municipal de Sarandi-PR.