2022

Guardas Civis Municipais de Sarandi participam de capacitação para utilização de programa de registro de dados de ocorrência, gravação de informações e armazenagem de dados

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sarandi – PR, passa a usar o aplicativo do SISCCO – Sistema da Central de Controle Operacional, desenvolvido pelo agente da Guarda Municipal de Arapongas, João Maicon Marques. O aplicativo foi desenvolvido para o Registro das Ocorrências (R.O) atendidas pelas equipes, dando mais agilidade e precisão ao trabalho realizado pela corporação.

Antes da implantação do aplicativo de gerenciamento de ocorrência, o programa foi testado pelo Comando antes do uso operacional, só após os testes os agentes foram cadastrados. Os Guardas Civis passaram por capacitação de 06 horas aulas, para a utilização do aplicativo que, além de registrar os dados da ocorrência, permite a gravação das informações, que ficam armazenadas no banco de dados, além de conhecer as demais ferramentas que o programa oferece. Além disso, é possível encaminhar todas as informações geradas nos Registros de Ocorrências (R.O), diretamente à Central de Inteligências (G.I) da Guarda Civil Municipal, que avalia a situação e finaliza as ocorrências.

Segundo o Superintendente da Guarda Civil Municipal, Fernando Ribeiro de Souza, o aplicativo vai permitir que os Registros de Ocorrências da corporação sejam gerados totalmente de forma digital, economizando material gráfico, caneta e, principalmente, otimizando o serviço dos Guardas Civis. "O programa conta com uma sequência de campos a ser preenchida pelo Guarda Civis, de forma sistêmica, diminuindo a chance de eventuais erros".

Ao todo, foram adquiridos em parceria com a DSIN, 8 (oito) aparelhos aptos a contarem com o aplicativo e demais ferramentas de uso operacional. Além disso, é possível converter áudio em texto e inserir imagens, como fotos e vídeos, deixando a ocorrência completa.

“A ideia é que tudo seja transmitido ao SISCCO, o qual será gerenciado pela Central de Inteligência e o Superintendente, que tem o papel de otimizar os atendimentos, os direcionamentos das equipes e o desfecho das ocorrências. Isso melhora também outra prioridade de nossa gestão, a qual tem o papel de integração com outras forças de Segurança Pública, como Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal".

A Guarda Civil Municipal de Sarandi é considerada referência na região e, atualmente, conta com um efetivo de 47 integrantes, entre homens e mulheres totalmente preparados para o patrulhamento preventivo e ostensivo na Cidade.