2024

Lançamento da 'Operação Mulher Segura' reúne mais de 260 mulheres e fortalece ação estadual

A recepção com rosas, distribuídas às mulheres por policiais civis e militares na entrada da Casa da Cultura, centro de Sarandi, marcou o lançamento da ‘Operação Mulher Segura’ no município. O evento, realizado na tarde desta quinta, 9, foi organizado pela Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com as polícias Civil e Militar. Palestrantes abordaram temas relativos à violência contra a mulher na sequência da abertura da solenidade. Mais de 260 mulheres participaram do evento.

O lançamento da operação em Sarandi é convergente com iniciativa da Secretaria da Segurança Pública do Governo do Paraná, que iniciou o movimento no último dia 8 de abril. A operação atua em quatro frentes:  palestras, reforço do cumprimento de mandados judiciais em aberto contra os agressores, visitas às vítimas e aos agressores para acompanhamento das ocorrências, além de monitoramento de quem já é acusado ou condenado por violência contra a mulher.

“Ações como essas são fundamentais para reforçar o conjunto de medidas de proteção à mulher. Não deve haver margem de tolerância para qualquer tipo de violência e hoje estamos aqui também para expressar esse sentimento, junto com representantes das forças de segurança. A segurança sempre deve chegar a quem precisa, de forma rápida, assertiva e com o peso necessário para que a impunidade não seja um estímulo para a prática da violência”, disse o vice-prefeito Wlademir Garbúggio.

O presidente da Câmara de Vereadores, Eunildo Zanquim, reforçou o entendimento de que é necessário concentrar forças no combate à violência contra a mulher, refinando as leis para que se tornem cada vez mais severas e rígidas. “Importante ainda é instrumentalizar as forças de segurança para que atuem de forma ainda mais eficiente e qualificada. O combate à violência contra a mulher é uma luta que une a sociedade numa batalha com a todos”, disse Eunildo Zanquim.

A operação teve início no dia 22 de abril e segue até setembro. As palestras realizadas na oportunidade do lançamento da operação nos municípios são feitas por policiais e outros profissionais, abordando temas como prevenção de crimes, enfrentamento da violência doméstica, empoderamento, autodefesa, entre outros. Também são reforçadas teses sobre conscientização de combate à violência contra a mulher e o entendimento sobre leis de proteção e instituição que atuam em defesa da mulher.

Participaram da abertura do evento, além do vice-prefeito, Wlademir Garbúggio, e o presidente da Câmara, Eunildo Zanchim, as vereadoras Ireni Moura e Toninha Aguiar, os secretários municipais Cinthya Gimenes (Assistência Social), Antonio Del Nero (Educação), Jairo Locatelli (Esporte, Cultura, Juventude e Lazer), Elizângela Freitas (Controladoria- Geral) e Márcio Antonio dos Santos (Trânsito, Transporte e Segurança; o superintendente da Polícia Civil de Sarandi, Manoel Teixeira, e os delegados Adriano Garcia e William Ribeiro; o tenente-coronel Roberto França, comandante do 32º Batalhão da PM, o comandante da Guarnição da PM em Sarandi, capitão Rafael Cruz, e do capitão Rodrigo Manoel, do destacamento do Corpo de Bombeiros do município.