Julho
2024

Prefeitura de Sarandi adere a campanha de inclusão de mesários voluntários com deficiência nas eleições municipais

A Prefeitura de Sarandi, em apoio a ações de integração e acessibilidade, aderiu a campanha Mesário Voluntário de Pessoas com Deficiência para as eleições municipais de 2024, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE). A campanha busca incluir o máximo de voluntários, com ênfase em pessoas com deficiência. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet (clique aqui e se inscreva). Todos eleitores maiores de 18 anos em situação regular com a Justiça Eleitoral podem ser voluntários.

O objetivo é promover, de forma efetiva, a inclusão de deficientes como eleitores, mesários ou candidatos. No dia das eleições, o mesário recebe auxílio-alimentação de R$60 para cada turno trabalhado. Também tem direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado e, ao concluir o treinamento, sem perder o salário. A ação é convergente com as diretrizes da Resolução 401/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

O prefeito de Sarandi, Walter Volpato, enfatizou a importância de promover ações como esta de inclusão. “Acredito muito no valor que a participação e envolvimento de cada um na sociedade tem. Campanhas como esta reforçam, acima de tudo, o exercício da cidadania por meio do voto, ou até mesmo se voluntariando como mesários. Eleições são oportunidades que temos para decidir o nosso futuro”, afirma. Neste ano, as eleições serão realizadas no dia 6 de outubro.