2024

Prefeitura de Sarandi lança ‘Selo Escola Amiga do Meio Ambiente’, como incentivo a boas práticas ambientais entre instituições de ensino públicas e privadas.

Com objetivo de estimular a valorização e cuidado com a natureza, a Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria Saneamento e Meio ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação, lança, na manhã desta quinta, 6, o ‘Selo Escola Amiga do Meio Ambiente’, com objetivo de premiar as escolas que mais arrecadarem materiais de lixo eletrônico e recicláveis. A ação, que se estenderá até a Semana da Árvore, contempla instituições públicas e privadas, visando conscientizar sobre a importância da destinação correta destes materiais. O evento será realizado na Casa da Cultura, localizada na Praça Ipiranga, às 9h.

Ao todo, 19 escolas participarão da ação, envolvendo mais de 7 mil alunos. Além de realizarem a arrecadação, as instituições passarão a funcionar como pontos de coleta destes materiais. “A ação será anual. Sensibilizar desde cedo crianças sobre atitudes conscientes é de extrema importância para a formação de cidadãos respeitosos em relação ao meio ambiente. Por meio destas metodologias atrativas, com disputas e prêmios, conseguimos ainda mais engajamento dos alunos, que se sentem desafiados. A construção de um futuro melhor começa agora, no presente”, afirma Flávio da Silva, secretário de Meio Ambiente.

A coleta dos materiais nas instituições será feita de forma periódica pela cooperativa responsável pelo serviço no município. Assim como as coletas, também serão feitas pesagens periódicas, atualizando, mensalmente, o ranking de arrecadamento entre as escolas. A intenção é que, a cada atualização, as três escolas que estiverem liderando sejam levadas para um dia de parque, com a realização de atividades.  Ao fim da ação, no mês de setembro, será feita pesagem final, para revelação dos vencedores. As três primeiras colocadas receberão o Selo e, para a escola que ficar em primeiro lugar, receberá também algumas honras.

Após a coleta e pesagem, os materiais serão encaminhados para empresa especializada para a realização da logística reversa - processo de coleta, transporte, reciclagem ou descarte adequado de materiais após o consumo. O Brasil está entre os maiores produtores de lixo eletrônico do mundo, ocupando o 5° lugar no ranking, Anualmente, mais de 2,4 milhões de toneladas dos chamados e-lixo são produzidos no país, conforme levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU). Entretanto, apenas cerca de 3% destes materiais são reciclados, gerando grave prejuízo ambiental.