Prefeitura de Sarandi recebe pedido de levantamento na saúde

O prefeito Walter Volpato (PSDB) recebeu em seu gabinete, na manhã desta segunda-feira (20), membros do Conselho Municipal de Saúde e líderes da sociedade civil organizada. Na ocasião, foi entregue um ofício solicitando um levantamento na Secretaria Municipal de Saúde no período que compreende 2012 a 2016. O conselho realizou uma visita técnica na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) onde identificou que desde agosto do ano passado, a unidade apresenta os mesmos problemas, considerando o número de 350 atendimentos por dia. Os problemas mais comuns são: falta de medicamentos, falta de manutenção dos aparelhos, número insuficiente de trabalhadores para atender os pacientes, ar condicionado quebrado, ausência de aparelho aspirador e monitor cardíaco, além de macas com pacientes nos corredores. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a administração atual está perdendo uma quantia de 70 mil reais por mês, por falta de dados que alimentem o sistema de informação e por falta de planejamento organizado quanto aos pedidos de abertura de licitações. Ainda segundo o Ministério da Saúde, a cidade de Sarandi recebeu do Governo Federal 3 milhões de reais em 2013 para as despesas da UPA, já em 2016, a verba diminuiu para 2 milhões e 100. Em outras cidades com o mesmo porte, os recursos aumentaram. “Diante do clamor público, o Conselho precisou tomar uma atitude, porque nós reprovamos a prestação de contas referente ao 3º quadrimestre de 2016 e agora esperamos que esse levantamento encontre o erro”, relata a ex-presidente do conselho Elena da Silva. O documento foi assinado pelo Prefeito, que vai tomar todas as providências. “Agora, nós vamos contratar uma empresa especializada para fazer esse levantamento, e se necessário, encaminhar ao Ministério Público”, explica Prefeito.

Audiência Pública - PLOA 2025

A audiência Pública  acontecerá no dia 02/08/2024, às 14 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Sarandi, localicada na Avenida Maringá, n.º 660 no Jardim Europa.  [LOCALIZAÇÃO] ... (Saiba mais...)

Faça sua sugestão para a elaboração do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias - PLOA, para o exercício financeiro de 2025; e alteração do PPA- Plano Plurianual do Quadriênio 2022 à 2025. (Clique aqui)

Edital da Audiência Pública - PLOA 2025