Vacinas de Febre Amarela e Sarampo estão disponíveis nas UBS’s de Sarandi

foto: FREEPIK

Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Central de Vacinas, realiza conscientização com moradores para vacinação contra Febre Amarela e Sarampo

A Central de Vacina informa que as Salas de Vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) realizam campanha de imunização contra o sarampo e a febre amarela.

A campanha visa aumentar a cobertura vacinal do município. A Divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), realiza o alerta para todo o estado. Os profissionais da saúde acreditam que a incidência da doença pode voltar a crescer nos próximos meses.

Até agora, a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná registra uma morte e outros 17 casos confirmados de febre amarela e 76 casos em investigação (dados cedidos em 19 de junho).

FEBRE AMARELA:

Como é aplicada? Por injeção via subcutânea (sob a pele) na parte superior do braço. Uma dose, com reforço a cada dez anos.

Quando é preciso tomar? Ela é dose única: adultos até 59 anos podem tomar.

Quais os benefícios da vacina? Proteção contra a febre amarela, doença infecciosa, causada por um vírus transmitido por vários tipos de mosquito. O Aedes aegypti pode transmitir a febre amarela, causando a febre amarela urbana, o que, desde 1942, não ocorre no Brasil. A forma da doença no Brasil é a febre amarela silvestre, que é transmitida pelos mosquitos Haemagogus e o Sabethes, em regiões fora das cidades. É uma doença grave, que se caracteriza por febre repentina, calafrios, dor de cabeça, náuseas e leva a sangramento no fígado, no cérebro e nos rins, podendo, em muitos casos, causar a morte.

Contraindicações:
- Crianças menores de 6 (seis) meses de idade.

- Pacientes com imunossupressão de qualquer natureza.

- Crianças menores de 13 anos infectadas pelo HIV com alteração imunológica grave.

- Adultos infectados pelo HIV com <200 CD4/mm3 (<15% do total de linfócitos).

- Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia).

- Pacientes em tratamento com medicamentos modificadores da resposta imune (Infliximabe, Etarnecepte, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacept, Belimumabe, Ustequinumabe, Canaquinumabe, Tocilizumabe, Rituximabe, inibidores de CCR5 como Maraviroc).

- Pacientes submetidos a transplante de órgãos.

- Pacientes com imunodeficiência primária.

- Pacientes com neoplasia maligna.

- Indivíduos com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras).

- Pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica).

- Pacientes portadores de doença falciforme em uso de hidroxiureia e contagem de neutrófilos menor de 1500 cels/mm³.

SARAMPO (tríplice viral - SRC)

Como é aplicada? Por injeção via subcutânea (sob a pele). Deve ser aplicada na parte superior do braço . É necessária somente uma dose da vacina.

Quem deve tomar? Todas as crianças e adultos.

Quando é preciso tomar? é uma dose maiores de 29 anos e idade máxima 49 anos. Menores de 29 anos são duas doses.

Quais os benefícios da vacina? Proteção contra o sarampo, a rubéola e a caxumba. O sarampo é uma doença muito contagiosa, causada por um vírus que provoca febre alta, tosse, coriza e manchas avermelhadas pelo corpo. É transmitida de pessoa a pessoa por tosse, espirro ou fala especialmente em ambientes fechados. Facilita o aparecimento de doenças como a pneumonia e diarréias e pode levar à morte, principalmente em crianças pequenas.

Contraindicações:
- Não deve ser administrada simultaneamente com a vacina contra febre amarela (intervalo de 30 dias).

- Esta vacina é contraindicada para gestantes e crianças abaixo dos 6 (seis) meses de idade, mesmo em situações de surto de sarampo ou rubéola.

*Horários de atendimento das Salas de Vacinação nas UBS’s:

UBS Alvamar: 07h30 – 12h / 13h – 15h

Rua Encarnação Castilho, 276 - Jardim Alvamar / Fone: (44) 3126-1300

UBS Aurora: 07h30 – 12h30

Rua Rotary, nº 860 - Jardim Aurora / Fone: (44) 3126-9585

UBS Bela Vista: 07h30 – 12h30

Rua Ponta Porã, 1370 - Jardim Esperança / Fone: (44) 3126-9562

UBS Clínica Materno Infantil: 07h30 – 12h30

R. Guiapó, 3 - Centro, Sarandi - PR, 87111-120 / Fone: (44) 3126-9543

UBS Flores: 07h30 – 12h30

Rua José Galindo Garcia, 512 - Quadra 07 - Jardim das Flores. / Fone: (44) 3126-9593

UBS Independência: 07h30 – 12h / 13h30 – 16h

Avenida Brasil, 461 - Jardim Independência / Fone: (44) 3126-9570

UBS Ouro Verde: 07h30 – 12h30

Rua Castro Alves, 2472 - Jd. Ouro Verde / Fone: (44) 3126-9556

Texto realizado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Sarandi, com informações cedidas pela Central da Vacina, Secretaria Municipal de Saúde, Secretária Estadual de Saúde e Cartilha de Vacinação.