2023

Capacitação organizada pela Assistência Social abordou práticas de cyberbullyng e enfrentamento

A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou na última sexta, 21, capacitação para servidores da pasta foca dano tema ‘cyberbullyng’. As práticas de violência virtual abrigadas fazem cada vez mais vítimas entre crianças e adolescentes em idade escolar usuárias de rede social.

O prefeito de Sarandi, Walter Volpato, e o vice-prefeito, Wlademir Garbúgio, participaram da abertura do evento. Os delegados da Polícia Civil, Adriano Garcia e Willian Araújo Ribeiro, abordaram o tema como palestrantes. A secretária de Assistência Social, Cinthya Gimenes, enfatizou a importância do debate.

“A convivência entre crianças e adolescentes está cada vez mais dentro do ambiente virtual, os riscos de atitudes maldosas, agressivas e preconceituosas podem ser realizadas de forma repetitiva por uma ou mais pessoas. Portanto, o enfrentamento desse problema exige cuidado e qualificação”, disse a secretária.

O cyberbullyng pode assumir diversas formas, como ameaça, ofensa, racismo, perseguição. Mas a pior parte disso é que na maioria dos casos os agressores se mantêm anônimos, escondidos atrás de perfis falsos e dificultam a identificação. No entanto, endereços virtuais falsos podem ser rastreados e descobertos.

A compreensão desse universo e seus desdobramentos, as características mais comuns da prática de cyberbullyng, formas de enfrentamento e outros aspectos do problema foram valorizados durante palestras feitas pelos delegados Adriano Garcia e William Araújo, dentro da capacitação organizada pela Secretaria de Assistência Social.

Anexos Lei 2116.2014