Outubro
2023

Desfile, ‘parabéns pra você’ e bolo reúnem milhares de pessoa e seguem roteiro de aniversário dos 42 anos de Sarandi

Manhã de domingo, clima ameno e sentimento festivo levaram milhares de pessoas ao centro de Sarandi para o desfile dos 42 anos do município, seguido do ‘parabéns pra você’ e corte do tradicional bolo de aniversário com 42 metros, um metro para cada ano do município, emancipado em 1981. O desfile contou com a participação de 25 entidades, associações, instituições, escolas e fanfarras, com o envolvimento de cerca de 7 mil pessoas. O evento é coordenado pela Secretaria de Educação, com a participação de diversas outras pastas.

O prefeito Walter Volpato fez um breve relato sobre o crescimento da cidade, destacando que o então distrito intensificou seu adensamento populacional na segunda metade da década de 1975, após geada que dizimou cafezais e apressou o exôdo rural. “Havia muita resistência a emancipação, sob argumento de que a cidade seria incapaz de subsistir como município”, lembrou o prefeito, que participou da comissão pró-emancipação. “Hoje, a cidade avança e cresce de forma planejada, com sólidos investimentos em infraestrutura que redesenham o perfil urbano e prepara Sarandi para os desafios do futuro”, acrescentou o prefeito,

Volpato fez breve relato das obras já executadas e em andamento, destacando a pavimentação da Estrada Jaguaruna, ligando o patrimônio Vale Azul a Sarandi num extensão de 4,5 km, a expansão da rede de esgoto, de 7% em 2017 para mais de 80% atualmente, com previsão de cobrir toda a cidade até final de 2024, a construção de dois viadutos sobre a BR-376, que vão reconectar as regiões norte e sul da cidade, a pavimentação que já cobre toda a cidade, melhorias no sistema de captação, armazenamento e distribuição e as obras do Paço Municipal, com mais de 70% já concluídas.

“Inúmeras outras obras estão em andamento, como um novo CMEI, mais quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ponte sobre o ribeirão Pinguim ligando Maringá a Sarandi, contratação 16 novos médicos e novos profissionais serão integrados à rede de atendimento por meio de concurso público em andamento, investimentos em segurança, com valorização da Guarda Civil Municipal e instalação do Batalhão Metropolitano, com doação de terreno já feito pelo município. Enfim, temos um amplo repertório de entregas em obras e serviços vocacionadas a melhorar a qualidade de vida da nossa gente”, disse o prefeito.

Acompanhado da primeira-dama, Lúcia Volpato, o prefeito puxou o ‘parabéns pra você’ antes do corte do bolo de 42 metros, abrigado sobre tenda e servido imediatamente o final do desfile. A festa continua a noite, com último show da programação da Sarandi Exposhow, iniciada no último dia 11. No palco, George Henrique e Rodrigo fazem a festa de encerramento do0 maior evento da história da cidade. O vice-prefeito Wlademir Garbúggio e a esposa, Ediniz, também participaram do desfile, assim como presidente da Câmara, Eunildo Zanchim, e a esposa Ângela, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, e diversos vereadores.

Anexos Lei 2116.2014