Março
2024

Estratégia do ‘arrastão’ dividiu cidades em localidades para alcançar todos os bairros com ações pontuais

Diversas reuniões anteciparam a realização do ‘arrastão’ contra a duengue realizado nesta sexta, 15, pela Prefeitura de Sarandi, sob coordenação da primeira-dama do município, Lúcia Volpato. Os preparativos envolveram agentes de diversas instituições, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e entidades representativas da sociedade civil, organizada, como Associação Comercial e Empresarial (Acis), Rotary Club, Associação de Micro e Pequena Empresa (Ampec), entre outras. Equipes se concentraram na Praça dos Pioneiros a partir das 7h30.

Após breve intervenção dos agentes mais diretamente envolvidos na mobilização, como o prefeito Walter Volpato, a primeira-dama, Lúcia Volpato, o vice-prefeito, Wlademir Garbúggio, o presidente da Câmara dos Vereadores, Eunildo Zanquim, e os comandantes do destacamento da Polícia Militar de Sarandi, capitão Rafael Cruz, e do comandante do grupamento do Corpo de Bombeiros, capitão Rodrigo Manoel dos Santos, as equipes se deslocaram para os bairros. Mapas indicando área de atuação orientaram as equipes.

Agentes de Controle de Endemias integraram as equipes fortalecendo o entendimento das ações, que se desdobraram por ruas e avenidas recolhendo recipientes capazes de reter água e favorecer a reprodução o mosquito transmissor da dengue. Alunos das escolas municipais também participaram da mobilização, recolhendo descartáveis no entorno das instituições sobre supervisão de professores. O fechamento do Paço Municipal, de secretarias e outros órgãos da administração direta estimulou participação de servidores na mobilização.

“Os resultados foram muito expressivos e reafirmaram nossa luta contra o mosquito da dengue. Contudo, esse esforço que já vinha contínuo ao longo das últimas semanas, segue ainda por que o problema ainda continua e precisamos manter o foco na prevenção e no combate”, disse a primeira-dama, Lúcia Volpato. O ‘arrastão’ expressa adesão do município à campanha ‘Primeiras-Damas Unidas Contra a Dengue’, desfechada pela primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, envolvendo quase todas as cidades do Paraná

Anexos Lei 2116.2014