Agosto
2023

Guarda Civil Municipal apresenta novos uniformes, nova identidade visual e Volpato anuncia avanços na segurança

Guarda Civil  Municipal apresenta novos uniformes, nova identidade visual e Volpato anuncia avanços na segurança

Na manhã desta sexta, 4, a Prefeitura de Sarandi entregou novos uniformes para a Guarda Civil Municipal (GCM) e apresentou a nova identidade visual da instituição. Também foram entregues dois veículos para a Patrulha Escolar e viatura específica para a Patrulha Maria da Penha. Os veículos se distinguem da frota tradicional por adesivagem que os conectam às suas funções. A GCM foi criada no município há 11 anos

“Reforçar a infraestrutura dessa instituição que tanto nos orgulha com um trabalho corajoso e eficiente é sempre motivo de muita satisfação”, disse o prefeito Walter Volpato. Também participaram da solenidade, o vice-prefeito, Wlademir Garbúggio, o presidente da Câmara de Vereadores, Eunildo Zanquim, o secretário de Trânsito, Transporte e Segurança Pública, David Cruz, o superintendente da GCM, Fernando Ribeiro e diversas autoridades.

O prefeito disse que já autorizou a aquisição de cinco novas viaturas para a GCM, lembrou que em breve será licitada a construção da nova sede da instituição e que em setembro começa o treinamento de dez novos agentes. Destacou também que está encaminhada a implantação da Delegacia da Mulher e da Delegacia Cidadã. “Estamos trabalhando na criação do Batalhão Metropolitano na cidade e já temos terreno para isso”, lembrou Walter Volpato.

Os novos uniformes incluem camiseta de atividade física, camiseta de instrutor, camisa-combate manga longa e curta para atividades operacionais (ambas com proteção UV e resistência a fogo, rasgos e tração), e coturnos resistentes a fogo, água e perfurações. A alteração dos uniformes segue as orientações da Lei Municipal n° 265/2012, que normatiza a nomenclatura dos agentes para Guarda Civil Municipal.

O secretário de Trânsito, Transporte e Segurança Pública, David Cruz, disse que os novos uniformes proporcionam aos agentes mais segurança, flexibilidade e conforto durante o desempenho das atividades. “Superamos muitos obstáculos burocráticos para chegarmos a esse dia, muito importante e nossa história”, disse o secretário. “Quero destacar também que o prefeito tem dado a liberdade e o apoio necessários para executarmos nosso trabalho.”

O superintendente da GCM, Fernando Ribeiro, fez breve relato das atividades da instituição, destacando aspectos operacionais e desempenho. Descreveu as características dos uniformes, valorizando recursos de proteção e conforto, e citou a qualificação profissional da guarda, enfatizando armamento, treinamento e operacionalidade que justificam a posição da GCM de Sarandi entre as mais respeitadas e referendadas.

Anexos Lei 2116.2014