Fevereiro

Hortas Comunitárias começam a receber melhorias

foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Sarandi - ASCOM

Nesta semana as Hortas Comunitárias começaram a receber as melhorias para se manterem organizadas. Além da produção de hortaliças e legumes, as hortas auxiliam na renda familiar de muitas famílias que participam da produção e cuidam do espaço.

Para o Coordenador das Hortas Comunitárias, Cleiton Muller, a limpeza se fez necessária com urgência: “Tínhamos muito mato, tivemos que abrir um segundo portão na horta do Jd. Monte Rey, para que as máquinas entrassem e realizassem a limpeza” e acrescenta “Realizamos a limpeza externa e interna, evitando possíveis focos para o mosquito da dengue, e já estamos dando atenção para outras hortas”.

O Coordenador também explica que deu o prazo de 15 dias para que os responsáveis limpassem seu canteiro, atualmente duas hortas estão recebendo as manutenções preventivas, futuramente a ideia é que todas as hortas comunitárias recebam a limpeza. “Caso não estejam produzindo as hortaliças, e o mato estiver tomando conta, vamos repassar para que outras famílias utilizem o espaço abandonado” ressalta Cleiton Muller.

No Jd. Monte Rey existe um projeto para a realização da ligação de um poço, dentro da horta, evitando gastos: “Esse projeto sendo realizado, vamos pedir desligamento para a Autarquia de Águas, visando a economizar a água” diz o Coordenador das Hortas Comunitárias, Cleiton Muller.

Alimentação e Renda

Dentre as melhorias que as hortas proporcionam, a que mais se destaca é a produção de uma diversidade saudável de alimentos. Muitas e diferentes hortaliças e legumes, com valor nutritivo, podem ser produzidas ao mesmo tempo, garantindo a boa qualidade da alimentação da população.

Com quatro anos de experiência na manutenção da horta do Jd. Monte Rey, Ramiro de Jesus diz que quando a horta não tem uma grande produção ele realiza a coleta de recicláveis para complementar a renda: “É muito variável (a renda), pois quando chove muito podemos perder a nossa produção e assim perder o lucro do produto que estaríamos vendendo para as pessoas. Mas seria necessário que os moradores consumissem mais da nossa horta” ressalta.

Benefícios

Os trabalhos realizados nas Hortas Comunitárias podem trazer benefícios para seus colaboradores, além do contato com a natureza, as atividades proporcionam o equilíbrio mental. A realização de uma horta cria e reforça os laços entre seus servidores, uma vez que se unem para a realização de um trabalho em equipe, para o bem coletivo.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SARANDI

Anexos Lei 2116.2014