Obras de Saneamento Básico começam a ser realizadas para melhorias em Sarandi

As obras possuem investimentos municipais, por meio de recursos próprios e do Governo Federal

A Prefeitura Municipal, em parceria com a Autarquia de Águas de Sarandi estão trabalhando para melhorar a saúde e qualidade de vida da população, através da rede de saneamento básico.

As obras começam nesta segunda-feira (21), pelo Jardim Europa onde serão implantados o sistema de esgoto, águas e galerias pluviais. O recurso a fundo perdido estava parado desde 2014 e foi retomado este ano para a instalação da rede de esgoto, que deve valorizar as condições de infraestrutura da cidade.

“Nossa administração fez questão de ir até Brasília lutar para que o repasse fosse feito à Sarandi e conseguimos com o apoio de grandes líderes do Governo, que acreditam no potencial do nosso município e se preocupam com o bem-estar da população”, explicou o Prefeito Walter Volpato.

O investimento possui valor total de R$25.033.379,59 (vinte e cinco milhões, trinta e três mil, trezentos e setenta e nove reais e cinquenta e nove centavos), sendo R$20 milhões empenhados pelo Governo Federal, liberados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e uma contrapartida do município de R$5 milhões. Este é considerado o maior repasse da história do município, que deve ampliar em cerca de 85% a rede de saneamento. Com isso, mais de cem bairros da cidade serão beneficiados e o prazo para a conclusão da obra é de até 24 meses.

Obras paralelas

No Jardim Independência, as obras de rede de esgoto estão a todo vapor. O investimento por lá é de R$5 milhões de reais, sendo recursos próprios do município, que devem contemplar aproximadamente 50 quilômetros de extensão e vão beneficiar cerca de 5 mil famílias.

“O saneamento básico é de extrema necessidade, pois com isso resolvemos diversos problemas de saúde, conseguimos valorizar os imóveis e ainda garantir que a cidade possa se desenvolver economicamente”, ressaltou Walter Volpato.

Calçadas

Um dos transtornos que a obra trouxe foram as calçadas quebradas, motivo de reclamação por parte dos moradores. Porém, a empresa responsável já solucionou o problema. Agora o trabalho está sendo feito em duas equipes: a primeira realiza o processo de instalação de esgoto e a segunda, o conserto das calçadas.

“Nós estão muito contentes com a rede de esgoto no nosso bairro, é muito importante tirar as fossas de dentro de casa”, afirmou a dona de casa, Maria Pereira.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SARANDI

Anexos Lei 2116.2014

Audiência Pública - PLOA 2025

A audiência Pública  acontecerá no dia 02/08/2024, às 14 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Sarandi, localicada na Avenida Maringá, n.º 660 no Jardim Europa.  [LOCALIZAÇÃO] ... (Saiba mais...)