2023

Parceria entre Procon de Sarandi e Maringá viabiliza pesquisa sobre exames relacionados ao Outubro Rosa

Pesquisa de preços de exames preventivos relativos à campanha Outubro Rosa uniu Procon de Sarandi e de Maringá no comparativo de preços de 5 itens em 7 estabelecimentos, sendo 2 em Sarandi e 5 em Maringá. A maior diferença foi registrada na pesquisa em Maringá, sendo o Ultrassom de mama, com 238,46%, com R$ 65 o mais barato e R$ 220 o mais caro. Já o levantamento em Sarandi teve a maior diferença na Mamografia, com 80%. Sendo R$ 100 o mais barato e R$ 180 o mais caro.

Comparando os valores entre as duas cidades, a maior diferença está no Ultrassom transvaginal, com 122%. “Essa pesquisa, além de indicar onde está mais barato o exame, também é importante para estimular as mulheres e fazerem a prevenção dessas doenças”, comenta o coordenador do Procon maringaense, Flávio Mantovani.  Já para o coordenador do Procon de Sarandi, Lucas Dornellos, a ação relacionando economia e saúde favorece as mulheres. “O autocuidado em relação à saúde, é muito importante, com elas realizando consultas médicas regulares e exames periódicos”, considera.

A ação integrada entre os dois Procons faz parte do projeto de regionalização do Procon, que começou em março desse ano, numa reunião na Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). Também no começo desse mês houve um evento em Curitiba reunindo todos os órgãos de defesa do consumidor do Paraná para atividades de atualização profissional.

PESQUISA FEITA PELO PROCON DE MARINGÁ

TIPO / + BARATO / + CARO / DIFERENÇA

• Mamografia – R$ 90 / R$ 180 / 100%
  • Ultrassom da mama – R$ 65 / R$ 220 / 238,46%
  • ultrassom transvaginal – R$ 95 / R$ 200 / 110,53%
  • Ultrassom da tireoide – R$ 100 / R$ 112 / 12%
  • ultrassom da tireoide com doppler – R$ 250 / R$ 420 / 68%

PESQUISA FEITA PELO PROCON DE SARANDI:

TIPO / + BARATO / + CARO / DIFERENÇA

• Mamografia – R$ 100 / R$ 180 / 80%
  • Ultrassom da mama – R$ 90 / R$ 100 / 11,11%
  • ultrassom transvaginal – R$ 90 / R$ 100 / 11,11%
  • Ultrassom da tireoide – R$ 100 / R$ 100 / -----
  • ultrassom da tireoide com doppler – R$ 200 / R$ 350 / 75%

A pesquisa considerou valores para pagamento à vista, sem promoções ou ofertas. Os preços estão sujeitos à variação diária, conforme cada estabelecimento.

pesquisa outubro rosa.png

Pesquisa Outubro Rosa - Mgá_page-0001.jpg