Dezembro
2023

Partos de diversos municípios, entre eles Sarandi, passam a ser realizado no HUM, informa Regional de Saúde

A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a 15ª Regional de Saúde divulgou comunicado acerca do ‘redimensionamento da linha de cuidado materno infantil’ com descredenciamento do Hospital Metropolitano nessa área de atendimento. Na prática, o hospital deixa de realizar partos a partir das 7 horas do dia 2 de janeiro de 2024, conforme prevê o comunicado.

Os municípios atendidos pela instituição em relação a partos, o que inclui Sarandi, passam a ser atendidos no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). A instituição disponibilizou 10 leitos adicionais de obstetrícia para absorver a demanda. Além de Sarandi, serão o HUM vai atender os municípios de Astorga, Floraí, Marialva, Ourizona, Presidente Castelo Branco e Uniflor.

“Já iniciamos contato com gestantes conectadas à rede de atendimento básico e também busca ativa de eventuais mulheres não alcançadas pelo sistema, ou seja, aquelas que mulheres que, por uma razão ou outra, precisam ser orientadas sobre esse redimensionamento”, afirma o secretário municipal de Saúde, Márcio Manoel, que acompanhava o desenrolar das tratativas entre o HUM e o Metropolitano

Anexos Lei 2116.2014