2023

Prefeitura de Sarandi aplica mais uma multa na Rumo por falta de roçada: valor acumulado chega a quase R$ 221 mil

A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, segue aplicando multa na empresa Rumo Logística por não realizar roçadas nas margens dos trilhos no trecho em que a ferrovia corta o município. Com a quarta multa aplicada este ano, o valor acumulado alcança R$ 220.950 mil.

Seguidas notificações foram encaminhadas à empresa desde janeiro, cobrando a manutenção do entorno dos trilhos. Como não houve manifestação em relação ao cumprimento de sua responsabilidade, a empresa foi multada. Primeiro em R$ 14.730,00, dobrando na segunda multa (R$ 29.460,00).

Uma terceira multa elevou o valor para R$ 59.920,00 e, agora, para R$ 117.840,00, totalizando R$ 220.950,00 no acumulado. Além de multas, a prefeitura acionou o Ministério Público, que abriu procedimento para investigar as razões pelas quais a empresa não realiza a roçada.

O município não descarta adotar medidas mais severas contra a empresa, considerando que o descaso com a manutenção das margens da ferrovia é de responsabilidade da Rumo. O próximo passo deve ser reunião com prefeitos da região que convivem com o problema e buscar uma ação conjunta.

Anexos Lei 2116.2014