Maio
2024

Prefeitura de Sarandi ativa protocolos de abrigamento para pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Assistência Social, ativou protocolos de acolhimento de pessoas em situação de rua, considerando a queda da temperatura com a proximidade do inverno. O abrigo provisório funciona a partir das 17 horas na rua das Dálias, 745, no Jardim Verão, com saída no dia seguinte.  O acolhimento continuará até o fim do período de frio intenso.

No local, são disponibilizadas acomodações com camas, cobertores, material de higiene, chuveiros, marmitas e café da manhã. “Importante ressaltar que a população em situação de rua possui características específicas que devem ser respeitadas. Muitos não desejam ir para um abrigo, mesmo quando essa opção é oferecida”, afirma a secretária de Assistência Social, Cinthya Gimenes.

Abordagem de pessoas em vulnerabilidade feita por equipe especializada, com a oferta de abrigo e condições adequadas para passar a noite, é rejeitada, restando aceitar essa situação e disponibilizar algum apoio, como alimento e agasalho. “Muitas dessas pessoas recusam a ir para um abrigo, mesmo correndo risco nas ruas, especialmente nesse período de baixas temperaturas”, acrescenta a secretária.

A Assistência Social também oferece acolhimento de longa permanência para homens em situação de rua, de 18 a 59 anos. Convênio entre o município e instituição localizada em Iguatemi, distrito de Maringá, oferece infraestrutura adequada e equipe qualificada para favorecer a reintegração social. Além de acolhimento e alimentação, o local oferece atividades e oficinas preparatórias para o mercado de trabalho.

Anexos Lei 2116.2014