Março
2024

Prefeitura de Sarandi intensifica fiscalização de terrenos com mato alto como parte do esforço contra dengue

A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, intensificou a fiscalização de terrenos com entulhos, lixo e mato alto para reforçar as estratégias de combate e prevenção à dengue. A ação integra um conjunto de medidas aplicadas pela administração municipal como parte do esforço integrado para identificar e eliminar focos do mosquito transmissor da dengue. A mobilização converge para o grande ‘arrastão’ que será realizado em Sarandi nesta sexta, 15, das 7h30 às 13h30, envolvendo servidores municipais e voluntários.

O secretário de Meio Ambiente, Flávio de Souza, explica que nesta semana a fiscalização está concentrada na região norte da cidade. “Os fiscais notificarão os proprietários de terrenos ou imóveis abandonados para que façam a limpeza ou roçada no prazo de até 15 dias”, explica o secretário.  Caso a notificação não seja atendida dentro do prazo será lavrada multa, cujo valor inicial é de R$ 2.455,00. Além da multa, o proprietário também arca com os custos da limpeza do terreno, feita pela prefeitura.

O esforço segue protocolos de reforço das estratégias de prevenção e combate à dengue, que inclui ‘mutirões’ de limpeza em bairros com maiores índices de infestação do mosquito da dengue e visitas domiciliares com ações e orientações sobre cuidados com recipientes que podem acumular água e favorecer a reprodução do mosquito transmissor da dengue. Carro de som com orientações sobre prevenção, deslocamento de viaturas dos bombeiros à noite com alerta sobre ações contra a dengue também integram esse esforço.

“Todas as secretarias estão envolvidas no esforço de prevenção e combate à dengue, como também temos apoio da sociedade civil organizada, por meio de associações, sindicatos e outros órgãos nessa guerra para identificar e eliminar focos que podem acumular água e servir de abrigo para reprodução do mosquito”, afirma ao primeira-dama, Lúcia Volpato, na coordenadora do ‘arrastão’, que será realizado nesta sexta, 15, com concentração a partir das 7h30 na Praça dos Pioneiros. Neste dia, a prefeitura estará fechada para engajar servidores na mobilização.

Anexos Lei 2116.2014