2023

Prefeitura de Sarandi segue com esforço para atender a demanda por cirurgia da catarata

A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Saúde, aplica contínuo protocolo de atendimento às pessoas com catarata e até final desse mês deve finalizar tratamento em cerca de 180 pacientes. Isso significa a conclusão de intervenção nos dois olhos. O esforço busca reduzir a fila de espera pela cirurgia, hoje estimada em cerca de 800 pacientes. As cirurgias são realizadas no Hospital de Olhos de Jacarezinho.

As cirurgias foram viabilizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio de um trabalho conduzido pelo prefeito Walter Volpato e o secretário de Saúde, Márcio Manoel. Os protocolos de liberação passaram pela 15ª Regional de Saúde, com sede em Maringá, e o hospital de Jacarezinho foi indicado considerando tratar-se de instalações que referendam esse tipo de cirurgia.

“O trabalho é exigente em logística, mas nos organizamos para garantir o deslocamento com segurança e o conforto necessário. O importante é que é uma viagem de esperança, de mudança de vida. Restabelecer a visão é assegurar melhoria da qualidade de vida para essas pessoas”, afirma Márcio Manoel, secretário de Saúde. A cada viagem, até 3 por semana, são deslocados 30 pacientes e 14 acompanhantes.

Em julho, quando foi iniciado o deslocamento de pacientes para o hospital, o secretário visitou a instituição para conhecer as instalações. “O hospital é uma referência em procedimentos ligados à visão e os cuidados dispensados aos nossos pacientes é de excelência”, reconhece Márcio Manoel. O proprietário do hospital, médico José Haggi, não descarta instalar unidade em Sarandi.

A catarata é doença onde a visão fica opaca e ocorre principalmente em decorrência do envelhecimento. Porém, existem casos de catarata congênita (de nascença) ou provocada por fatores como exposição demasiada ao sol sem óculos apropriados. O tratamento consiste numa cirurgia que retira o cristalino opaco e introduz, no lugar, uma lente intraocular que devolve a visão normal ao paciente.

Anexos Lei 2116.2014