2022

PROCON Sarandi notifica bancos para apresentar plano de adequação de atendimentos

Nesta sexta (04/03), o PROCON Sarandi determinou aos bancos e cooperativas estabelecidos na cidade, para que apresentem um plano de adequação de atendimentos presenciais. Com os indicadores positivos, a reabertura da economia e a flexibilização do isolamento social, o PROCON Sarandi defende melhorias no atendimento bancário tais como, a ampliação de horário de atendimento, de guichês de caixa e de caixas eletrônicos, disponibilização de mais funcionários no apoio no atendimento presencial, principalmente em dias de pico de atendimento, entre outras medidas.

O Órgão lembra que o consumidor pessoa física, tem o direito a conta bancária essencial, gratuita e isenta de cobrança de mensalidades, conforme a Resolução BCB nº 3.919/2010, orienta para que o consumidor fique atento a cobranças de tarifas e taxas, e ressalta a importância de sempre pesquisar as melhores opções para economizar. A instituição financeira é proibida de liberar valores de empréstimos e aumentar seu limite de crédito, sem a prévia autorização do titular.

O coordenador do Órgão, Dr. Lucas Dornellos, informa que no decorrer da pandemia, o Órgão tem realizado o monitoramento da qualidade dos serviços bancários. “Continuamos o trabalho de atendimento a reclamações e denúncias, materializando as irregularidades com videos e fotos para montagem de processos administrativos e realizando as autuações. Mas principalmente, mantendo o canal de diálogo constante com a direção regional das instituições e analisando as justificativas por partes dos bancários. No atual cenário, não vemos justificativa plausível para que as agências ainda estejam com atendimentos presenciais reduzidos e colocando os usuários em eventuais situações constrangedoras”.

A chefe de fiscalização do Órgão, Eliane Manfrinato, orienta que a lei municipal e estadual vigente, prevê o tempo de espera de até 20 minutos em dias normais, e de até 30 minutos em vésperas e pós feriados para atendimento nos guichês de caixa. “Basta que o consumidor nos encaminhe a cópia da senha com os horários de chegada e de atendimento, comprovando que foi atendido com tempo de espera além do permitido, para aplicarmos multa ao banco”.

O consumidor poderá enviar o comprovante no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou formalizar a reclamação na sede do PROCON Sarandi localizada na Rua Castro Alves, 952, Jd. Independência, Sarandi/PR, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Anexos Lei 2116.2014