PROCON Sarandi realiza pesquisa de material escolar e orienta sobre cuidados

O Procon Sarandi realizou pesquisa de preços de material escolar nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2019 em 9 papelarias de Sarandi, com o objetivo de disponibilizar e auxiliar os consumidores que ainda realizarão suas compras com maior proximidade ao início das aulas. Na ação, foi encontrada variação de 114,62% nos valores totais da lista dos materiais com 66 itens.

As diferenças de preço observadas são significantes. Na comparação, por exemplo, o preço de um Dicionário da Língua Portuguesa - menor preço - variou 777,78%, o Caderno de Linguagem 40 folhas brochura - menor preço - variou 590%, Caderno Aritmética 40 folhas brochura - menor preço - variou 530%, Corretivo líquido 18ml - menor preço - com 473,40%, Caneta Esferográfica Escrita Grossa - menor preço - com 455,56%, Cola Bastão 8/10 gramas - menor preço - com 454,32%, Borracha Branca nº40 - menor preço - com 433,33%, entre outros.

"O intuito do Órgão é orientar, auxiliar e proteger os consumidores e, por esse motivo, realizamos essa pesquisa que serve como base, primeiramente, para incentivar o consumidor a sempre planejar e realizar a própria pesquisa, e decidir a compra de acordo com sua necessidade e disponibilidade financeira", salienta o coordenador do PROCON Sarandi, Lucas Dornellos.

Dornellos também orienta que a escola não pode obrigar o fornecimento de itens de uso coletivo dos estudantes ou da instituição, como de limpeza, higiene, copos etc, conforme determina a Lei nº 12.886/2013, ou impor a compra de materiais em estabelecimentos comerciais por ela estabelecido, exigir marcas e modelos específicos, e que a escola não pode discriminar quem deixar de entregar qualquer item ou quantidade da lista solicitada. Orienta ainda, sempre exigir a nota fiscal.

Caso o consumidor queira esclarecer dúvidas, ou encontre alguma irregularidade em algum estabelecimento, a denúncia ou reclamação podem ser feitas pelos fones (44) 3126-9508 ou 3126-9506, ou pelo Atendimento Eletrônico “Fale Conosco” no site www.sarandi.pr.gov.br/web/procon, ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou pessoalmente na sede do Órgão, na Rua Castro Alves, nº 952 – jd. Independência – Sarandi/PR, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Para ver a pesquisa completa, clique aqui.

Anexos Lei 2116.2014

Audiência Pública - PLOA 2025

A audiência Pública  acontecerá no dia 02/08/2024, às 14 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Sarandi, localicada na Avenida Maringá, n.º 660 no Jardim Europa.  [LOCALIZAÇÃO] ... (Saiba mais...)

Faça sua sugestão para a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual - PLOA, para o exercício financeiro de 2025. (Clique aqui)