Julho
2023

Recuperação de estradas rurais, construção de nova sede da Agris e VBP de R$ 100 mi marcam Dia do Agricultor

Ao acompanhar obras de recuperação de estradas rurais, no Dia do Agricultor (28 de julho), o prefeito de Sarandi, Walter Volpato, manifestou reconhecimento à importância dos trabalhadores e trabalhadoras que, do campo, geram a força que faz girar a economia nacional, fazendo do Brasil líder mundial na produção de alimentos.

“A recuperação e manutenção de estradas rurais são rotinas necessárias para garantir segurança ao tráfego de veículos e caminhões, especialmente em período de plantio e colheita”, afirma o prefeito, referindo-se ao escoamento da produção agrícola. Sarandi tem 11 estradas rurais que somam cerca de 110 quilômetros de extensão.

Cascalhamento e compactação estão entre as melhorias executadas nas estradas, trabalho que segue de forma contínua para atender casos pontuais de problemas apontados pelos produtores rurais. “Temos canais de diálogos com o segmento, via associação de agricultores, e seguimos atentos às reivindicações do setor”, afirma o prefeito.

Recentemente, Volpato recebeu a nova diretoria da Associação dos Agricultores de Sarandi (Agris) e reforçou essa conexão com o segmento. Na reunião, além de temas relevantes ao setor, foi discutida a construção da nova sede da entidade, que segue em ritmo acelerado e já caminha para a fase final.

O vigor do agronegócio no município se expressa no Valor Bruto da Produção (VBP), índice que mede a produção agrícola municipal. O cálculo considera as vendas de produtos da propriedade rural, incluindo a produção negociada, a autoconsumida e a estocada durante um ano.Em 2022,

Anexos Lei 2116.2014