Setembro
2023

Reunião com autoridades de segurança e trânsito discutiu solução de mobilidade no entorno de obras dos viadutos em Sarandi

O controle mais rígido do tráfego no entorno da obra dos viadutos sobre a BR-376, no trecho urbano de Sarandi, reuniu autoridade do trânsito e segurança no gabinete do prefeito em exercício, Wlademir Garbúggio, na manhã desta sexta, 22. Participaram do encontro representantes da prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo e Trânsito e Segurança, da Câmara de Vereadores, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar e da empresa responsável pela obra.

O objetivo da reunião foi debater soluções que contribuam para reduzir a velocidade nas proximidades da obra e proporcionar tráfego seguro para ciclistas e pedestres. “Com o avanço da obra e aumentam das intervenções, cresce a necessidade de medidas que disciplinem o trânsito no contexto da segurança de operários, motoristas, pedestres e ciclistas”, disse Juninho Volpato, secretário de Urbanismo. A iluminação já foi reforçada no local, que já conta também com presença ostensiva da Guarda Civil Municipal.

Eventual ciclovia sobre a calçada em trecho da avenida Antonio Volpato mais impactado pela obra é alternativa possível, mas será discutida em seu aspecto técnico. Também foi considerada a mudança de sentido de ruas próximas, de forma a criar alternativas que melhorem o fluxo e resulte em mais segurança. A Secretaria de Mobilidade de Maringá também será consultada sobre intervenções possíveis no viaduto do contorno norte, especialmente no sistema semafórico. As medidas propostas ainda carecem de aval técnico.

“Vamos buscar solução também para o fluxo de pedestres e ciclistas no entorno da obra, de forma a adotar medidas que garantam deslocamentos com segurança”, disse o prefeito em exercício, Wlademir Garbúggio, acrescentando ser necessária a compreensão de que a atenção a sinalização e ao limite de velocidade é fundamental para promover a segurança no trânsito. “É inevitável que obra dessa extensão e grandiosidade cause transtornos, mas essa intervenção é fundamental para a cidade”, lembra o prefeito em exercício.

Anexos Lei 2116.2014