2019

Sarandi utiliza tecnologia para garantir transparência no uso dos recursos públicos

foto: ASCOM

O município foi um dos primeiros do Estado a fazer a transmissão ao vivo dos processos licitatórios.

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Sarandi tem se destacado quando o assunto é inovação. Em outubro de 2018 foi realizada a aquisição de equipamentos eletrônicos e materiais para a implantação do sistema de transmissão de áudio e vídeo, para divulgação online das licitações. Com este novo sistema, qualquer pessoa pode acompanhar os processos “em tempo real” pela internet, através do site oficial da Prefeitura.

Esta é uma forma que encontramos de reduzir a ocorrência de fraudes e combater à corrupção”, explicou o Prefeito Walter Volpato.

Município mais transparente

A ação trouxe resultados positivos para a cidade. O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou o resultado da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°, onde foi verificado o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência nos Estados e no Distrito Federal. Nesta pesquisa, Sarandi ficou como acidade mais transparente do Brasil.

Ficamos muito orgulhosos com o resultado desta avaliação, isso mostra que estamos no caminho certo, trabalhando com muita responsabilidade para a população”, ressaltou o Secretário de Administração, João Cláudio Massago.

Qualificação profissional

A atual administração incentiva a formação dos servidores municipais, que atuam no setor de compras, através de cursos, palestras e treinamentos, pois existem mudanças e adequações constantes na legislação. Investir na atualização do profissional é possibilitar que ele possa executar um trabalho de excelência.

Pregão eletrônico

Outra novidade que também vai trazer benefícios à Administração pública é a implantação do Pregão Eletrônico. Um sistema que permite aumentar o número de concorrentes e baratear o processo licitatório, ampliando a disputa de diversas empresas do País, pois não é mais necessário a presença física dos participantes nas negociações. A expectativa é começar essa modalidade ainda no mês de dezembro deste ano.

Outras ações

A Secretaria de Administração também reestruturou o local com aquisição de equipamentos, mobiliário e divisão do espaço oferecendo melhores condições de trabalho aos funcionários. Além disso, o número de pregoeiros aumentou, antes era apenas uma equipe para atender todas as demandas da Prefeitura, agora são duas equipes. Inclusive foram contratados mais servidores neste departamento, a fim de agilizar os processos. Outro ganho foi a implantação do refeitório para os servidores municipais, que não possuíam um espaço adequado para fazer suas refeições.

Anexos Lei 2116.2014