Dezembro
2023

Saúde capacita servidores em primeiros socorros com direito a certificado de conclusão ao final do curso

Como parte da rotina de capacitação e atualização profissional da Prefeitura de Sarandi, servidores municipais de diversas secretarias têm participado de cursos que valorizam o aprendizado de diversas atividades, tendo em vista a necessidade ampliar conhecimentos e aplicá-los na prática. Seguindo esse entendimento, a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado capacitação de servidores em primeiros socorros com curso no Centro Municipal de Especialidades.

Recentemente, cerca de 40 profissionais que atuam em diferentes serviços da Secretaria de Assistência Social passaram pelo curso, com duração de 6 horas e focado em crises convulsivas, Acidente Vascular Cerebral (AVC), parada cardiorrespiratória, obstrução de vias aéreas (engasgo) e crises epilépticas, entre outros temas relacionados. Além de instruções teóricas, os participantes também tiveram treinamento prático.

Após a conclusão, todos os servidores foram certificados. Seguindo cronograma, profissionais da educação também passarão pela capacitação no período de recesso escolar. O objetivo é que, além de instruídos sobre o que fazer e como pedir ajuda, os participantes passem a identificar possíveis situações de risco. A intervenção em situação de emergência pode fazer a diferença e preservar a vida.

Capacitações de protocolos de primeiros socorros são asseguradas por meio da Lei Lucas, de outubro de 2018. O nome da lei se refere a Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu em 2017 durante passeio escolar na cidade de Campinas, São Paulo, ao engasgar-se com pedaço de sanduíche.  história, no entanto, poderia ter tido um final feliz se as medidas de primeiros socorros tivessem sido colocadas em prática a tempo e corretamente

Anexos Lei 2116.2014