Maio
2023

Secretaria de Assistência social avança em temas sensíveis envolvendo pessoas em situação de rua ou que morem sozinhas

A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Assistência Social, reúne com frequência interlocutores de diversos órgãos públicos e da sociedade civil para avançar no debate de políticas públicas relativas a diversos temas, entre elas pessoas em situação de rua e os desdobramentos dessa condição. Óbitos de pessoas nessa situação ou que morem sozinhas foi tema da reunião realizada na última sexta, 12.

“A pauta de temas que ocupa nossa pasta é basicamente de prioridades, ou seja, exige discussão e soluções pacificadas, mas sempre é urgente”, afirma a secretária de Assistência Social. Representantes da secretaria de Saúde, das polícias Civil e Militar, do Samu, do IML de Maringá, da Guarda Municipal e do comitê intersetorial que acompanha a política de pessoas em situação de rua participaram da reunião.

A construção de um fluxograma para os protocolos de encaminhamentos de óbitos de pessoa em situação de rua ou que morem sozinhas avança dentro das exigências legais, cruzando com a urgência que eventos assim demanda do gestor público. “A busca pactuada de soluções precisa atender normas, mas também exige um olhar humanitário, considerando tratar-se de circunstâncias muito sensíveis”, afirma Lúcia Volpato.

Anexos Lei 2116.2014