Novembro
2022

Secretaria de Desenvolvimento Econômico promove II Encontro de Agricultores das Hortas Comunitárias de Sarandi

A Prefeitura do Município de Sarandi através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana da Universidade Estadual de Maringá (CerAUP/UEM), realizaram o II Encontro de Agricultores das Hortas Comunitárias de Sarandi, com o objetivo de reunir os participantes das Hortas Comunitárias (HCs) para capacitação e treinamento.

Ao todo, foram ministrados oito cursos ministrados pelos integrantes do CerAUP, Paraná Mais Orgânico (PMO) - Núcleo de Maringá, Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR/PR), Prefeitura de Sarandi e Cooperativa Sicredi, com temas voltados às práticas agroecológicas, financeiras e de segurança alimentar e nutricional. A metodologia dessa ação pedagógica segue a dos Dias de Campo, que são complementares aos trabalhos de Assistência Técnica e Extensão Rural e Urbana (ATER) realizados periodicamente nas HCs.

Os cursos ministrados foram: Controle de Doenças (Larissa Zubek), Controle de Pragas (Nathália Amaral), Documentação das Hortas Comunitárias de Sarandi (Alvina Braga), Irrigação e manejos dos solos (Ana Clara Verginio), Manejo de Solos (Luis Brambilla), Planejamento Financeiro (Daniela Kloster), Práticas Agroecológicas (Flávio Cunha) e Segurança Alimentar e Nutricional - SAN (Izabela Godart).

Estiveram presentes o Vice Prefeito de Sarandi, Wlademir Garbúggio, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Antoni Estigarribia, Vereador Fábio Balako, Coordenador do CerAUP/UEM, Professor Dr. Ednaldo Michellon, Gerente das Hortas Comunitárias de Maringá, Tiago Cícero, representante da IDR/EMATER Sarandi, Flavio Antonio Cunha, Representante da AMPEC, Juliane Ornagli, Presidente do Rotary Sarandi, Josi Andreia, Representante da AGRIS, Antonio Veronezzi, servidores públicos e agricultores das hortas comunitárias de Sarandi.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico agradece o Padre Leomar por ceder o espaço para a realização do evento, também a todos os apoiadores e parceiros.

Anexos Lei 2116.2014