Segurança do Estado assina convênio com Sarandi

A cidade é a primeira do interior a compor a rede de compartilhamento de dados

Na última quarta-feira (24), a Secretaria de Estado da Segurança Pública assinou um convênio de compartilhamento de informações com o município de Sarandi. A ação tem por objetivo agilizar as investigações, possibilitando que a Guarda Municipal crie também boletins de ocorrência.

Para o Secretário de Segurança Pública, Romulo Marinho Soares esta rede beneficia a população. “As informações compartilhadas da Sesp garante rapidez na investigação e solução dos crimes”, ressaltou.

A assinatura do convênio permite que a Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal acessem as ferramentas de gestão de dados e de diagnósticos de ocorrências que envolvam a cidade. Desta forma é possível também, elaborar relatórios dos sistemas de Boletim de ocorrência Unificados (BOU).

Com este acordo firmado, a Guarda Municipal poderá consultar a situação de veículos como possíveis irregularidade e questões administrativas, além de mandados gerais. “Hoje o Estado ainda não consegue ver, em dados, o resultado do trabalho dos guardas municipais e com este convênio isso será possível”, destacou o secretário municipal de segurança, David de souza Cruz.

O Prefeito Walter Volpato comemorou a iniciativa, pois os guardas poderão verificar dados do Business Intelligence (BI), um sistema de estatísticas criminais do Estado. “É extremamente relevante este acordo para que as forças policiais estejam trabalhando de maneira integrada, pois assim, conseguiremos agilidade em nossas ações garantindo uma resposta em segurança para a população”, afirmou o Prefeito.

Sarandi é a quinta do estado e a primeira do interior a compor a rede de compartilhamento de dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública. A intenção é que outras cidades também assinem o termo de cooperação técnica.

Fonte: Agência de Notícias do Estado

Anexos Lei 2116.2014