2023

Solenidade de Juramento à Bandeira reúne mais de 700 jovens alistados e dispensados do serviço militar

Mais de 1000 pessoas se concentraram no Ginásio Tancredo Neves, em Sarandi, para a solenidade de Juramento à Bandeira, que marcou a entrega do Certificado de Dispensa de incorporação a cerca de 700 jovens alistados este ano e dispensados do serviço militar. O evento foi coordenado pelo comando do 30º Batalhão de Infantaria Motorizado, de Apucarana, e do Tiro de Guerra de Maringá, com apoio da Prefeitura de Sarandi mediante envolvimento de diversas secretarias.

“Vivemos num país pacífico, mas a manutenção da paz exige que estejamos preparados contra quaisquer ameaças que atente contra nossa soberania e liberdade”, disse o prefeito, que participou da solenidade acompanhado do vice-prefeito, Wlademir Garbúggio. “Momento importante para tantos jovens, que hoje assumem um compromisso com pátria”, disse Garbúggio. Vereadores e secretários municipais também participaram do evento.

A entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação é protocolo cumprido pelas unidades militares da ativa, organizadas como forças armadas. O documento oficializa situações específicas ou por excederem a capacidade de absorção por essas organizações. A partir deste momento, os jovens que realizam este ato passam a ser considerados cidadãos aptos a socorrerem a nação quando chamados. Guarnição do Tiro de Guerra, com soldados e porta-bandeira, reforçaram a formalidade do evento.

Anexos Lei 2116.2014