Setembro
2023

Solução para congestionamentos no trevo do Contorno Norte avança com estudo desenvolvido pela Fiep

Estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e apresentação na sexta, 23, na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) aponta avanços na solução de problema desafiador: o fluxo intenso de veículos e as recorrentes retenções no viaduto do Contorno Norte. O local concentra trânsito da BR-376 e dos contornos Norte e Sul, formando gargalo na mobilidade entre as duas cidades. O estudo faz parte de ampla intervenção viária, que inclui o rebaixamento da linha férrea em toda a extensão e Sarandi.

O prefeito em exercício de Sarandi, Waldemir Garbúggio, participou da apresentação do estudo, junto com o presidente da Câmara de Vereador, Eunildo Zanquim, e fez alguns apontamentos, lembrando que o município tem buscado soluções para os problemas da mobilidade com estudos de viabilidade do rebaixamento da linha férrea. “Em 2019 apresentamos ao então deputado federal, Ricardo Barros, levamentos preliminares sobre esse projeto, fundamental para modernizar o sistema viário do município”, disse Wlademir Garbúggio.

Garbúggio lembrou também do avanço na mobilidade com a construção das pontes sobre o Ribeirão Pinguim, em fase de execução graças a convênio com a Secretaria de Infraestrutura e Logística conduzido por Maringá e apoio de Sarandi, e a construção de dois viadutos sobre a BR-376, no trecho urbano da rodovia. “Nós, e falo também em nome do prefeito Walter Volpato, temos nos empenhado em soluções viárias, sempre com apoio do governo estadual, para promover a integração e resolver gargalos no tráfego”, reforçou.

As soluções apresentas na reunião não foram conclusivas e se baseiam em estudos de tráfego que precisam ser atualizadas, considerando que os dados são de 2019. Definiu-se pela modulação dos números, com a participação de Sarandi no processo, e reunião posterior para avançar num modelo de intervenção capaz de dar solução ao problema. A conclusão unânime foi pela necessidade de intervir na região do trevo do Contorno Norte e buscar solução de conexão entre as cidades a partir de outras vias.

Também participaram da reunião o secretário de Indústria e Comércio do governo estadual, o ex-deputado federal Ricardo Barros, o vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, o deputado estadual Do Carmo, o coordenador técnico do ParanáCidade, Albari de Medeiros, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), José Carlso Barbieri, a presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codem), Jeane Nogarolli, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sarandi (Acis), Mauricio Rogério da Silva, empresários e outros dirigentes de entidades representativas do setor produtivo.

Anexos Lei 2116.2014