2024

Viagem ao santuário provoca emoção e refoça objetivos do projeto 'Melhor Olhar para a Vida Ativa'

Quinta, 6 de junho. Ainda era bem cedo quando foram chegando aos poucos, preparados e animados para percorrer cerca de 110 km, distância que separa Sarandi de Lunardelli, considerada a Capital Paranaense da Fé. Na cidade está localizado o Santuário de Santa Rita de Cássia e 38 idosos assistindos pelo Centro de Referência de Assistência Social Independência partiram para conhecer a cidade e seus atrativos religiosos. A iniciativa da Prefeitura, via Secretaria de Assistência Social, integra o projeto Melhor Olhar a para a Vida Ativa',que já recepcionou quase 500 idosos com almoço dançante no mês de maio.

Em Lunarddeli, a visita a diversas referências turísticas religiosas acrescentou memórias a uma vivência já rica em histórias. Manifestações de supresa, emoção e alegria acrescentou a cada membro do grupo mais um capítulo em suas história de vida, reforçando objetivo do projeto, de ampliar o repertório de conhecimento e sociabilização por meio de momentos de lazer. O roteiro da viagem contemplou os principais atrativos da cidade, como a Gruta de Santa Rita, Monumento dos Milagres, Santuário e a Praça de Santa Rita. No próximo dia 20, outros 38 idosos seguem o mesmo caminho de visita a Lunardelli.

A secretaria de Assistência Social, Cinthya Gimenes, reconhece que organizar a viagem é vivenciar um sonho de proporcionar momentos de lazer a pessoas que tanto contribuíram para a história da cidade. "Nossa equipe trabalhou muito para garantir uma viagem tranquila, segura e que proporcionasse uma experiência diferente ao grupo. Creio que alcançamos os objetivos e vamos refinando detalhes para tornar momentos como esse cada vez mais inesquecíveis nas próximas viagens", afirma Cinthya Gimenes, lembrando que o destino da viagem foi definido após consultado com os idosos.

Outras ações com foco na terceira idade também são desenvolvidas continuamente pela prefeitura. Semanalmente, são oferecidas oficinas por meio do Projeto Superação, desenvolvido pela Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, além dos encontros, semanais ou quinzenais, feitos por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Ainda neste ano, no mês de maio, foi realizado o ‘Almoço Dançante’, para mais de 500 idosos, com muita dança e música. Novos eventos voltados para o público estão previstos para este ano

Anexos Lei 2116.2014