Março
2024

Agente da GCM de Sarandi acrescenta mais dois títulos a coleção de mais de 100 medalhas no jiu-jitsu

Eder Fernando Duarte, de 40 anos, além de Guarda Civil Municipal, em Sarandi, também é atleta de sucesso no jiu-jitsu, colecionando mais de 100 medalhas. No início deste mês, participou do Curitiba International Summer Open de Jiu-Jitsu, campeonato promovido pela Federação Internacional de Jiu-jitsu Brasileiro (IBJJF), onde competiu na categoria faixa preta pesadíssimo. Resultado: mais duas medalhas para sua coleção.

O esporte entrou na vida do agente há 16 anos. Desde cedo, preocupava-se com sua saúde e, por meio do jiu-jitsu, conquistou ainda mais qualidade de vida. “Quando comecei no esporte, trabalhava como vigia em uma empresa e, sempre que podia, buscava formas de adquirir mais saúde, além de me aprimorar em técnicas de defesa. Com o passar dos anos, vi no esporte também um estilo de vida”, declara o atleta.

A rotina de treinos é pesada e conciliar a prática do esporte e plantões na Guarda Civil Municipal é desafiador. ‘’Mesmo com a correria, treino ao menos 4 vezes por semana, em sessões de até 2 horas’’, declara. Eder é tricampeão brasileiro e também sul-americano. Também já subiu 9 vezes no tatame nos Estados Unidos e conquistou o 5º lugar no campeonato mundial de master de jiu-jitsu, em Las Vegas.

Conhecido no meio esportivo por ‘Shrek’, o atleta, instrutor do núcleo de ensino da Guarda Civil Municipal, também ministrou treinamentos de retenção e contra retenção de arma de fogo para a polícia do Texas (EUA) e estados brasileiros. Mesmo com diversos títulos, ele sonha com mais. “Enquanto tiver forças e saúde, quero seguir lutando. Esse esporte é a minha paixão”, afirma Eder Duarte.

Anexos Lei 2117.2014