Outubro
2023

ALCIDES FERREIRA Servidor mais antigo da prefeitura, mantém com a cidade laços de intimidade: “Sarandi tem meu coração”

Com passagens em dez cargos diferentes, e vasta experiência no serviço público, Alcides Ferreira, um dos servidores mais antigo da Prefeitura de Sarandi, segue na ativa como Secretário de Planejamento Urbano aos 60 anos. De família pioneira, iniciou carreira no serviço público aos 20 anos, em 1983.

A história da família na cidade começou em 1948, quando deixaram o interior de São Paulo rumo às promessas do norte paranaense. Alcides Ferreira e Rosa Conte Ferreira, pais de Alcides, se estabeleceram na zona rural, cumprindo roteiro de tantos outros migrantes. Viviam do plantio de café, arroz, feijão, milhão e outras culturas, quase todas de subsistência.

Alcides Ferreira nasceu no dia 11 de janeiro de 1963, mas o registro acabou feito em Maringá em função da falta do então distrito não dispor de hospital e muito menos cartório. A família num sítio onde hoje é o Jardim Universal, de onde saíram em 1975, anos em que a economia paranaense sofreu histórico abalo com a geada que dizimou cafezais – e sonhos!

Com o fim da cultura cafeeira, pilar que sustentou a migração e o crescimento do norte do Paraná, a família de Alcides seguiu o caminho feito por tantos outras e mudou-se para a cidade. Estudou no ‘115’, na escola Darci Mochi e na Campanha Nacional Escola da Comunidade (CNEC), atual Colégio Estadual Olavo Bilac.

Cursou o ensino médio técnico em contabilidade no Instituto de Educação de Maringá e, 1983, entrou para a Divisão de Tributação e Fiscalização do município, aos 20 anos. Ao longo de 40 anos, passou por 10 funções diferentes e, desde 2010, desempenha a função de Secretário de Planejamento Urbano em diferentes gestões.

Mesmo após tantos anos de desenvolvimento e avanços no município, as lembranças do pequeno distrito, ainda em formação, permanecem marcadas na memória. ‘’Sarandi, desde o começo, sempre foi lar de pessoas simples e receptivas, lugar onde construí laços fortes com muita gente e muitos lugares. Sarandi tem meu coração.  Foi aqui que construí a minha história”, afirma.

Anexos Lei 2117.2014