Agosto
2019

Aula Saborosa: Escola Municipal Yoshio Hayashi trabalha conteúdo multidisciplinar em sala, através de receita

foto: ASCOM

O livro didático adotado pelo município propõe uma aula diferente, que aborda as disciplinas de matemática, ciências e língua portuguesa

A Escola Municipal Yoshio Hayashi de Sarandi está realizando uma aula diferente para chamar a atenção dos alunos: o preparo de alimentos em sala de aula. A proposta é realizar um conjunto de atividades desenvolvidas para a produção de gêneros textuais, operações básicas de matemática, ciências sociais e a conscientização ambiental com a utilização dos alimentos em sua totalidade.

A receita do bolo de sabor laranja é uma proposta de conteúdo do livro didático que foi adotado pelo município, previsto nas atividades escolares. “Nosso objetivo é mostrar ao aluno, que os alimentos podem ser aproveitados em sua totalidade, porque acabamos jogando muitas coisas boas fora, evitando assim o desperdício. Esse conteúdo consegue abordar diferentes disciplinas e ajuda explicar até mesmo a teoria”, ressalta, a Supervisora Educacional, Neire dos Santos.

Segundo a Professora, Rosana Vieira, as aulas práticas garantem um melhor aprendizado, quando as atividades são apresentadas de maneira lúdica. “Eles vendo a materialização do bolo, para eles é muito importante, os estudantes compreendem o conteúdo. Uma sala com 30 alunos e não tenho problemas de comportamento, a aula diferenciada não cansa e propõe a união entre eles”, aborda a professora.

Na ocasião, os alunos do 5º ano do ensino fundamental aprenderam a utilizar a laranja em sua totalidade, reaproveitado o alimento desde a casca. Somando com a prática, eles aprenderam gênero textuais, tanto o relato quanto a estrutura da receita, ciências com a utilização do fermento e sua ação nos ingredientes.

A aluna, Gabrieli da Silva, de 11 anos, achou a atividade legal e explica que gostou da aula prática. “É uma receita com a utilização da fruta toda, é uma aula de culinária, que envolve outras matérias também” explica a estudante.
Já, sua colega de classe, Lívia da Costa, de 9 anos, também gostou e diz que a aula gerou uma reflexão na utilização de alimentos. “A gente viu que a maioria das pessoas jogam a fruta fora com a casca, achei muito legal. Isso faz a gente refletir sobre desperdício”.

Anexos Lei 2117.2014

Audiência Pública - PLOA 2025

A audiência Pública  acontecerá no dia 02/08/2024, às 14 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Sarandi, localicada na Avenida Maringá, n.º 660 no Jardim Europa.  [LOCALIZAÇÃO] ... (Saiba mais...)

Faça sua sugestão para a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual - PLOA, para o exercício financeiro de 2025. (Clique aqui)