2024

Balanço de atividades da GCM de Sarandi em 2023 aponta números convergentes com investimentos em infraestrutura

Relatório de atividades da Guarda Civil Municipal (GCM), de Sarandi, relativo a 2023, indica o registro de 3750 ocorrências (em 2022 foram 2563), apreensão de 119 kg de drogas e 8 armas, recuperação de 79 veículos, detenção de 266 pessoas e cumprimento de 52 mandados de prisão. Durante o ano, os veículos da GCM rodaram quase 133 mil km em atividades de patrulhamento e operações pontuais. A GCM também atua dentro das exigências da Lei Maria da Penha.

A comparação dos dados com 2022 apontam crescimento expressivo dos números, avalizando aspectos relevantes da atuação da GCM. “Aumento do efetivo, investimentos em tecnologia e infraestrutura operacional, aplicação de protocolos de prevenção mais rigorosos e ações pontuais em parceria com as polícias Civil e Militar justificam o aumento dos números”, afirma o coronel Marcio Antonio dos Santos, secretário de Trânsito, Transporte e Segurança (Semutrans).

O prefeito Walter Volpato reforça que o balanço positivo das atividades da GCM é resultado dos investimentos em infraestrutura, tecnologia, qualificação e avanços em estratégias operacionais. “Seguimos como uma das unidades municipais de segurança de grande relevância no contexto estadual, posicionando-se como referência de atuação com outras forças de segurança, mérito de agentes comprometidos com a missão de prevenir e proteger”, afirma o prefeito Walter Volpato.

A Guarda Civil Municipal também atua dentro das exigências da Lei Maria da Penha, com unidade específica na prevenção e combate à violência contra a mulher. Em 2023, a Patrulha Maria da Penha realizou 1077 acompanhamento de medidas protetivas e efetuou 48 prisões por violência doméstica. Veículo caracterizado especialmente para a atividade, com equipe treinada, reforça atenção específica com a aplicação da lei, convergente com a estratégia de fazer valer o direito e a proteção da mulher.

O secretário de Segurança lembra que os resultados positivos também são expressivos das ações conjuntas com as demais forças de segurança. “Atividades integradas com as polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária alicerçam esse balanço, que proporciona às pessoas um ambiente seguro, de mais tranquilidade. Continuamos atentos aos investimentos necessários, como instalação do batalhão metropolitano da PM e construção do quartel da GCM”, afirma o coronel Marcio Antonio dos Santos.WhatsApp Image 2024-02-09 at 13.56.24 (1).jpegWhatsApp Image 2024-02-09 at 13.56.24.jpeg

Anexos Lei 2117.2014