2024

Crianças plantam mudas de árvores na entrega da reforma dos banheiros do Parque Ecológico de Sarandi

Na manhã desta segunda, 13, solenidade com plantio de mudas de árvores marcou a entrega da reforma dos banheiros do Parque Ecológico de Sarandi. A área de 58 mil metros quadrados segue com intervenções contínuas de preservação como referência de lazer, descanso e prática de esportes, como caminhadas. O prefeito Walter Volpato, o vice-prefeito Wlademir Garbúggio, o presidente da Câmara, Eunildo Zanchin, e secretários municipais acompanharam a solenidade.

Alunos do Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Sebastião Câncio Oliveira fizeram o plantio da árvore-símbolo do município, da espécie Sarandi. Mudas de árvores frutíferas e não frutíferas seguirão sendo plantadas no parque. “Inserir crianças nesse processo, de preservação e manutenção do meio ambiente, é fundamental para a construção do entendimento sobre a importância de cuidar da natureza”, disse o prefeito de Sarandi, Walter Volpato.

O plantio de árvores é trabalho de rotina da Secretaria do Meio Ambiente. O esforço é para repor plantas retiradas após laudo pericial sobre condições de sanidade ou risco de queda, derrubadas por ventos fortes ou simplesmente como parte do processo de manutenção da arborização. O trabalho segue atento às espécies recomendadas para favorecer o manejo e assegurar as virtudes fundamentais das áreas verdes para um ambiente urbano saudável.

O plantio de mudas na Estrada Jaguaruna é bom exemplo desse trabalho. Desde a conclusão da pavimentação dos 4,5 km da via, o processo de arborização no trecho segue contínuo. Foram plantadas cerca de 300 mudas de Ipê doadas ao município pelo Instituto de Água e Terra (IAT) e realizada a devida manutenção para crescimento da planta.  A secretária também faz distribuição de sementes em semáforos de avenidas e entrega de mudas em datas alusivas ao meio ambiente.

Anexos Lei 2117.2014