Agosto
2023

Cuidados com energia elétrica mobilizam cerca de mil crianças da rede municipal de ensino na Casa da Cultura

‘Histórias Eletrizantes’, peça teatral apresentada na Casa da Cultura graças a parceria entre a Copel e a Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Educação, mobilizaram cerda de mil estudantes de da rede municipal de ensino em dois dias de espetáculos. Por meio de músicas, truques de mágica e interação, os alunos foram orientados sobre produção, distribuição e uso consciente da energia elétrica.

Os personagens Jacuí e Maricota, interpretados por Carlos Oliveira e Renata Voltolini,  viajam com as crianças para uma cidade fantasma fictícia chamada “Raiolândia”. No local, são investigados acontecimentos estranhos que trazem temas relevantes sobre consumo consciente, prevenção de acidentes com energia, eficiência energética, poluição e muito mais.

Com mais de 500 apresentações desse espetáculo em quatro estados do país, os atores pontuam a importância da educação e da arte caminharem juntos. “É incrível notar a mudança de pensamento das crianças com a peça, provando a importância de ações educativas como essa’’, afirma a atriz Renata Voltolini, acrescentando que essa conexão é alcançada com a interatividade entre artistas e crianças.

Dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) apontam o Paraná como líder no ranking nacional de acidentes por curto-circuito e choques elétricos. Em 2022, o estado teve o maior número de incêndios causados por sobrecargas. Neste contexto, o trabalho de conscientização sobre o uso responsável da energia elétrica se torna de extrema importância.

Anexos Lei 2117.2014