2024

Decreto publicado pelo Governo Estadual oficializa a criação do Batalhão Metropolitano com sede em Sarandi

A instalação do Batalhão Metropolitano da Polícia Militar. (32º BPM), em Sarandi foi oficializado por decreto publicado nesta terça, 16, pelo Governo Estadual. O 32º BPMserá responsável pela segurança de Doutor Camargo, Floresta, Itambé, Ivatuba, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Ourizona, Paiçandu, São Jorge do Ivaí e Sarandi. O 4º BPM, de Maringá, ficará responsável apenas por Maringá.

A nova estrutura vai receber 273 cargos de tenente-coronel, major, capitão, tenente, sargento, cabo e soldado. Eles foram criados por lei estadual, que instituiu um efetivo de 23.469 profissionais para a corporação.A Prefeitura de Sarandi já doou terreno com mais de 7 mil metros quadrados para a construção do quartel do batalhão.

Os dois batalhões estão subordinados ao 3º Comando Regional de Polícia Militar, que também é responsável pelos batalhões de Cruzeiro do Oeste, Paranavaí, Campo Mourão e Umuarama, e as Companhias Independentes de Loanda, Cianorte e Colorado.

A mudança atende uma demanda antiga da região Noroeste. Com a criação do 32º BPM, o 4º BPM passa a cuidar exclusivamente da cidade mais populosa (Maringá), com população estimado em 430 mil pessoas, enquanto os policiais do 32º BPM vão trabalhar exclusivamente no patrulhamento das cidades da Região Metropolitana de Maringá. (Com informações da AEN)

Anexos Lei 2117.2014