2023

Edmilson Corredor, de Sarandi, vence maratona de Florianópolis e, aos 54 anos, está longe de pendurar os tênis

Edmilson Rodrigues dos Santos corre levando o nome de Sarandi em competições país afora e trouxe de Florianópolis o título geral da tradicional maratona da capital catarinense. Aos 54 anos, cravou 2h37’ na corrida realizada no último domingo, somando mais um troféu a sua imensa galeria de prêmios. Perdeu a conta da coleção de medalhas, mas arrisca que já foram mais de mil, desde que começou a correr aos 9 anos, em Astorga, sua terra natal.

Especializado em provas de longa distância, ‘Edmilson Corredor’ como é conhecido, treina todos os dias e o tempo anotado em Florianópolis já foi melhor. Em 2002 marcou 2h16’ na prova. Reconhece que há duas décadas era mais jovem, resistente e rápido, mas cruzado o meio século de vida se mantém como atleta de reconhecido pela capacidade de se superar em longos percursos. Em Florianópolis comprovou essa virtude.

“Logo nos primeiros três quilômetros senti muita dor no pé direito e a partir daí segui lutando contra a vontade de desistir”, lembra, referindo-se a um corte na sola do pé que voltou a incomodar e quase o tira da prova. Acostumado a superar-se, nas corridas e na vida, o atleta é reconhecido não apenas pela capacidade física que o torna referência nas competições, mas particularmente pela humildade e simplicidade.

Talvez resida nessas virtudes sua enorme qualidade técnica, testada e aprovada no convívio com amigos, colegas e trabalho e nas suas ligações familiares, onde sempre recebeu apoio para sua trajetória de sucesso nas pistas. Não pensa em parar. Acredita que ainda tem muitas centenas de quilômetros a percorrer e segue treinando. Além de estar sempre atento ao calendário nacional de corridas, não descarta disputar uma prova internacional em breve.

O atleta faz questão de agradecer ao secretário de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Cláudio Souza, pelo apoio em suas viagens para participar das competições e, especialmente, ao prefeito Walter Volpato, que sempre dispensa a ajuda necessária para que Edmilson Corredor represente Sarandi em provas por todo país. Normalmente, ele volta para casa celebrando pódiuns e com medalhas e troféus que aumentam sua enorme coleção de títulos.

Anexos Lei 2117.2014