2024

GCM de Sarandi segue metas de avanços para reafirmar excelência em capacidade operacional

Mudança do comando, aquisição de armas para equipar novos agentes, em fase de treinamento, aquisição de veículos e protocolos cada vez mais convergentes com as exigências operacionais são alguns dos avanços previstos pela Guarda Civil Municipal de Sarandi para este ano.  Início da construção de instalações próprias, com moderno centro de ensino e qualificação, também integra o plano de metas da GCM, considerada referência entre as unidades do gênero no Paraná.

“Importante reconhecer que ao longo dos seus 12 anos de história, a GCM acompanha as transformações da cidade atenta às exigências alinhadas com suas atribuições no âmbito da segurança”, afirma o coronel Márcio Antonio dos Santos, secretário de Trânsito, Transporte e Segurança (Semutrans). “No entanto, nos últimos anos, a instituição alcançou grande notoriedade por sua capacidade operacional, expressiva dos avanços em organização, treinamento e infraestrutura”, acrescenta o secretário.

O reforço do efetivo está em andamento com o treinamento de 10 novos agentes de um total de 15, cinco dos quais são de Marialva. Aliás, a GCM tem sido requisitada a treinar guardas de outros municípios e está em entendimentos para atender instituição de Apucarana. A previsão do município é treinar 54 agentes dentro da grade curricular sugerida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O treinamento será realizado em instalações em Apucarana.

Este ano, entre outros investimentos, a GCM recebeu novos uniformes, que incluíram camiseta de atividade física, camiseta de instrutor, camisa-combate manga longa e curta para atividades operacionais (ambas com proteção UV e resistência a fogo, rasgos e tração), e coturnos resistentes a fogo, água e perfurações. A alteração dos uniformes seguiu as orientações da Lei Municipal n° 265/2012, que normatiza a nomenclatura dos agentes para Guarda Civil Municipal.

Anexos Lei 2117.2014