2024

Posse de novos conselheiros tutelares reafirma atenção com direitos das crianças e dos adolescentes

A cerimônia de posse e diplomação dos novos conselheiros tutelares, titulares e suplentes, realizada na Câmara de Vereadores de Sarandi na manhã desta quarta, 10, cumpriu protocolo e reafirmou atenção do município com os direitos das crianças e dos adolescentes. O mandato dos cinco titulares será exercitado até 2028. Outros três suplentes também foram empossados. Outros dois suplentes não fizeram o curso de qualificação e, portanto, não se habilitaram para preservar a condição.

Criados em 1990, no berço do Estatuto da Criança e do Adolescente, os conselhos tutelares nasceram para zelar dos direitos da população infantojuvenil. Sempre que esses direitos estejam sob ameaça ou são violados pela sociedade, pelo Estado, pelos pais ou responsáveis ou em razão de sua própria conduta, ganha protagonismo o trabalho do conselheiro tutelar. Qualquer cidadão pode acionar o Conselho Tutelar e fazer uma denúncia anônima.

“O exercício da atividade de conselheiro tutelar deve ser visto como missão”, disse o prefeito de Sarandi, Walter Volpato, lembrando que o trabalho ganha dimensão no contexto do tamanho e importância do município. “Estamos ente as 20 maiores cidades do Paraná e seguimos crescendo de forma sustentável para avançar na melhoria da qualidade de vida”, acrescentou o prefeito. A primeira-dama, Lúcia Volpato, ex-secretária de Assistência Social, também participou da solenidade.

O vice-prefeito de Sarandi, Wlademir Garbúggio, reforçou a importância do Conselho Tutelar como recurso fundamental na preservação dos direitos das crianças e adolescentes, destacando que o trabalho dos conselheiros ganha cada vez mais protagonismo como instrumento de conexão entre a legislação e as ameaças e violações. “A atividade é exigente em atenção a muitos aspectos, a começar pela capacidade de ouvir e acionar as instâncias necessárias na preservação de direitos”, disse.

A secretária de Assistência Social, Cinthya Gimenes, agradeceu a equipe da pasta e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente pelo empenho na organização e condução do processo eleitoral para escolha dos novos conselheiros, realizado no final do ano passado. “Trabalho exigente em atenção a detalhes, de forma que transcorresse dentro da mais absoluta lisura, como determina a legislação, razão dos meus agradecimentos a todos que participaram do processo”, enfatizou.

Logo após a cerimônia de posse e diplomação dos novos conselheiros, a secretária de Assistência Social, Cinthya Gimenes, coordenou reunião e, por consenso, definiu-se pela eleição de Ilda Bernardino Cruz para presidência do Conselho Tutelar, formado por Bruno Martini (525 votos), Ilda Bernardino (433), Valdir Costa (298), Franciele Farias (257) e  Bianca Aparecida (150). Os suplentes são Nildete Ávila (115 votos), Jurlene (102) e Professora Adriana (41), convocados para possíveis substituições dos titulares em caso de férias, atestados acima de 30 dias ou afastamento.

Também participaram da solenidade o presidente da Câmara de Vereadores de Sarandi, Eunildo Zanchim, os vereadores Gil Pinas, Ireni Moura, Keila Zebogia, Adriano Ferreira Amorim e Belmiro Barbeiro; os secretários municipais Diego Franco  Pereira (Chefe de Gabinete), Antoni Estigarribia (Desenvolvimento Econômico), Juninho Volpato (Urbanismo) e Marcio Antonio dos Santos (Transporte, Trânsito e Segurança); o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente , Geovani Willian Cardoso; o presidente da Associação dos Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais de Sarandi e Região (Ampec), Aristides Mossambani; o comandante da 4ª Companhia de Polícia Militar, capitão Rafael Cruz, o delegado da Polícia Civil, William Araújo Ribeiro, o comandante do Corpo de Bombeiros de Sarandi, capitão Rodrigo Manoel, e o presidente do Conselho de Segurança do município, Leandro Santos.

Anexos Lei 2117.2014