Outubro
2023

Prefeitura de Sarandi amplia esforços para restabelecer normalidade após temporal; trabalho segue ininterrupto

Desde o início da tarde de sábado, 7, logo após o temporal, equipes de diversas secretarias da Prefeitura de Sarandi estão nas ruas para resolver diversos problemas, como queda de árvores, destelhamentos e alagamentos. O trabalho é liderado pela Secretaria do Meio Ambiente. Importante destacar ações da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e de equipes da Copel, que também trabalham de forma ininterrupta para restabelecer a normalidade de todas as situações criadas pelo temporal, que atingiu ventos de 110km.

Estima-se em mais de uma centena o número de árvores derrubadas pelos ventos, assim como inúmeros postes, o que afetou o fornecimento de energia. Com o sistema elétrico danificado, o abastecimento de água foi danificado, considerando que os poços artesianos dependem de bombas para captação. A Autarquia de Águas segue atenta ao problema e trabalha junto com equipes da Copel para restabelecer a normalidade, assim como está empenhada em reparar e trocar eventuais equipamentos danificados.

A prioridade inicial logo nas primeiras horas após o temporal foi o socorro a residências atingidas por quedas de árvores ou destelhamento, com atendimento a moradores e entrega de lonas para cobertura.  O trabalho seguiu ininterrupto pela noite, avançando também no domingo. A liberação de ruas e avenidas, com a retirada de árvores e galhos caídos, também receberam atenção das equipes de campo da prefeitura. O trabalho segue intenso, sem pausas, com acréscimo de servidores às equipes

A UBS Aurora foi uma das unidades de saúde mais atingidas e segue fechada para reparos. As UBSs Flores, Monterey e Rio de Janeiro, inicialmente previstas para não abrirem, funcionam normalmente com reparos em andamento, mas sem prejuízo do atendimento O vendaval também impactou no funcionamento de unidades de ensino. No ensino fundamental, as escolas Masami Koga e Olinda Dias Pereira estão com atividades suspensas. No ensino infantil, o CMEI Adelaide Dezotti Tonon também teve as aulas canceladas

“O trabalho segue intenso e estamos concentrando todos os esforços para restabelecer a normalidade em todos os setores, sempre priorizando aqueles locais e famílias mais atingidas pelo vendaval. Trata-se de evento sobre o qual não temos controle, mas agora é reagir e se mobilizar para restabelecer o fornecimento de energia, fundamental neste momento para caminhar para a normalidade. Estamos muito atentos ao trabalho da Copel e fazendo as cobranças necessárias”, afirma o prefeito Walter Volpato.

Anexos Lei 2117.2014