2023

Prefeitura de Sarandi e Promotoria de Justiça buscam prevenir e reduzir violência contra mulher com grupo de reflexão

Projeto de atenção ao homem que comete violência contra a mulher foi tema de reunião realizada na manhã de hoje na Secretaria de Assistência Social de Sarandi e o promotor de Justiça Calos Henrique Soares Monteiro, do Foro Regional do município. A iniciativa vai avançar para a criação de grupo de reflexão para orientar, acompanhar e prevenir, buscando reduzir e reincidência da violência. A discussão é convergente com os três eixos previstos na Lei Maria da Penha: proteção à vítima, prevenção à violência e responsabilização do autor.

“Não se discute a necessidade e importância do rigor da lei nos agressores, mas também é oportuno fazer o debate de como podemos desconstruir padrões que levam à violência e sua repetição”, afirma a secretária de Assistência Social, Cinthya Gimenes.  Também participaram da reunião o coordenador da pasta, Vinícius Rafael Andrea, a diretora de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Ana Paula Rodrigues Gonçalves, e o coordenador do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), Michel Montelares da Silva.

O eixo central da iniciativa é prevenir a violência contra a mulher, seja física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral, entendendo o conceito como violação dos direitos humanos. “Proporcionar aos participantes um contexto propício para que cada um possa adquirir uma postura reflexiva em relação ao seu comportamento, rever suas atitudes ante os demais, sobretudo em relação à violência doméstica e familiar”, esclarece o projeto discutido na reunião. Grupo de reflexão será multidisciplinar, formado por profissionais de diversas áreas.

Anexos Lei 2117.2014