2023

Prefeitura de Sarandi reforça alerta de cuidados na prevenção de acidentes em período de reprodução de escorpiões

A Prefeitura de Sarandi, por meio da Vigilância Sanitária, desenvolve ações contínuas de conscientização e prevenção de acidentes com escorpiões. Os cuidados se tornam ainda mais importantes em agosto, período de reprodução da espécie. Neste ano, até o mês de julho, foram registrados 30 casos de picadas de escorpiões, nenhum com sintomas mais graves. Contudo, cuidados devem permanecer rigorosos.

Agentes da Vigilância Sanitária realizam trabalhos rotineiros de orientação e podem ser acionados sobre cuidados a serem tomados. Nesse caso, equipe se desloca até o local solicitado e faz os procedimentos necessários, o que pode incluir a captura do animal. Centros de ensino da rede municipal são vistoriados regularmente e nesse período as ações se intensificam com medida de prevenção.

Em caso de acidentes, a equipe recebe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) a ficha da notificação do caso. Em seguida, se estabelece contato com a vítima, a fim de acompanhar a recuperação e oferecer orientações sobre os cuidados necessários. Caso solicitado, a equipe se desloca até a residência onde ocorreu o acidente para identificar se há mais escorpiões no local.

Além mais ativos nesse período, as fêmeas   apresentam um aumento na concentração de veneno, potencializando as chances de casos mais graves. O cuidado com crianças deve ser ainda maior. Isso porque a relação entre o peso do corpo e a potência do veneno aumentam as chances de agravamento do caso. Além disso, pessoas idosas também são um público vulnerável por conta do sistema imunológico mais frágil

Evitar o acúmulo de lixo e entulhos em terrenos e quintais é de extrema importância. “Medida importante de prevenção que as pessoas podem adotar, não só para prevenir a eventual ocorrência do escorpião, como de outros insetos e animais, é manter a casa e o quintal limpos, sem acúmulo de lixo que pode favorecer o abrigamento e a reprodução”, afirma a diretora do departamento de Vigilância Sanitária, Alzira Cristina Bertelli.

SERVIÇO

Caso encontre escorpião em casa, a Vigilância Sanitária deve ser acionada através do telefone 3035-2124

Anexos Lei 2117.2014